O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, disse que quinta-feira iniciaram os check-sound com o grupo Ferro Gaita, e hoje a partir das 10:00 todos os grupos que vão actuar vão também fazer o teste de som.

Fez saber ainda que assim como a rede de som, a iluminação já está completa e que o espaço da Gamboa está completamente cercado para dar mais segurança ao recinto.

“Vamos executar o nosso programa de segurança feito em parceria com a Polícia Nacional e com o apoio de outras instituições, como a Guarda Municipal, IGAE, Cruz Vermelha, Protecção Civil, Bombeiros Municipais e a Delegacia de Saúde”, disse, assegurando que já há todas as condições para iniciar mais um festival na hora, 21:00, e com todas as condições de segurança garantida.

Neste momento, disse, falta apenas terminar a parte de arrumação das vendedeiras, isto é, a parte comercial.

O festival da Gamboa arranca às 21:00 com actuações de Dj, e a partir das 22:00 o palco é reservado aos artistas Gaby Baessa & Nu Ka Nada de Lisboa, Lejemea & Léo Pereira, Rabelados, Tabanka Djaz, Elji Beatzkila.

Ainda é reservado um momento para uma homenagem à Morna, cujo dossiê técnico que marca a sua inscrição como Património Imaterial da Humanidade foi entregue no dia 26 de Março de 2018, na Unesco, em Paris (França), e o anúncio da decisão será conhecido em Dezembro na Colômbia.

A parte de homenagem, ajuntou, vai ser uma surpresa, entretanto, avançou que a equipa que preparou o dossiê vai receber um diploma das mãos do edil Óscar Santos.

Depois disso, sem avançar os nomes, informou que dois artistas vão interpretar as mornas “Sodad” e “Doce Guerra de Antero Simas”.

Para além do festival da Gamboa, o Gamboinha, reservado às crianças, inicia hoje por volta das 17:00 no espaço Boca Bala, perto da Electra.

Para o segundo dia, 18, o festival arrancará com Constantino Cardoso, Ferro Gaita, 2 Much, Richy Man e Mito, Boss AC e Supa Squad e Alpha Blondy.

No domingo, 19, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia disse que o Gamboinha vai contar com animação com palhaços, arte circense, pintura facial, jogos tradicionais, brinquedos insufláveis e outros.

Conforme a mesma fonte, tal como nos anos anteriores, o Gamboa Jovem terá lugar no domingo, a partir das 15:00, com Romeu di Lurdes, Trakinuz, Ras Jahknow, Zé Espanhol e Hélio Batalha.

António Lopes da Silva aproveitou para apelar às pessoas para transformar a Gamboa em mais uma “festa da família”, em que, por um lado, estarão as crianças a brincar na sua zona sem acesso às bebidas alcoólicas, e, por outro lado, estarão os jovens a divertirem-se noutro ambiente, mas dentro de respeito.

Apelou às pessoas a não consumirem bebidas alcoólicas em demasia, mas sim de forma moderada para que tudo corra de melhor forma possível.

Em relação à venda de bilhetes, disse que estes já estão a ser vendidos no estádio da Várzea e aproveitou para apelar ainda às pessoas a adquiri-los o mais cedo possível, porque são limitados.