A 26ª edição do Festival da Gamboa acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio com entrada gratuita e "com alta segurança". Este ano o cartaz é composto por artista de países da CPLP.

“Este ano o Festival da Gamboa é uma oferta que o presidente da Câmara Municipal da Praia está a dar a todos os municípios, principalmente aos jovens desempregados”, disse em conferência de imprensa o vereador da Cultura da CMP, António “Tober” Silva que apela o maior civismo por parte dos praienses.

O certame que este ano é dedicado aos 160 anos da cidade da Praia arranca no dia 18 com animação de DJ’s e atuação da Banda Municipal.  De seguida sobem ao palco Hip Hop Praia com Batchart, Mito, Ga DaLomba, Nissah Barbosa, Nitry e WTS. Nish Wadada, Garry e Charbel Pinto (Guiné Bissau) e Calema (São Tomé)são outros artistas que vão passar pelo palco do festival no primeiro dia.

Cordas do Sol, Dino D’Santiago e convidados, Richie Campbell (Portugal) e Landrick (Angola) são os artistas que vão atuar no segundo dia do Gamboa.

Este ano o Gamboinha acontece nos dias 19 e 20, a partir das 15h00, em frente à Electra. Da programação constam animação com palhaços, arte circense, pintura facial, jogos tradicionais, brinquedos/insufláveis, bem como animação com a Banda Gamal.

“O objetivo é tornar o Gamboinha como uma tarde de diversão a céu aberto para proporcionar um momento diferente no dia a dia das crianças” disse Edinalva Cardoso, vereadora da Câmara Municipal da Praia.

O Gamboa Jovem acontece no dia 20, a partir das 19h00, com forte aposta em jovens artistas nacionais.

O vencedor do Festival Novos Talentos, Banda Crack Brain, Kandjolado, Marcos Fonseca, Banda Bons Amigos, FTR Dany Dedé e Va Bhula, Osmar Band, Yakuarella Band + vozes (Ellah Barbosa, Silvia Medina, Grace Fernandes e Xiomara Semedo), Primitive Band, Ga DaLomba e Rubera Roots Band  são os nomes que vão passar pelo palco do Gamboa Jovem.

Segundo o vereador da Câmara Municipal, o Festival da Gamboa 2018 está orçado em cerca de 16 mil contos.

Em termos de organização, a mesma fonte adianta que haverá espaço de restauração bem com espaço para convidados e a organização vai apostar fortemente na segurança juntamente com a Polícia Nacional.

Festival Gamboa 2018