Estes dados foram revelados pelo presidente e chefe executivo da divisão britânica da Universal Music, David Joseph, em entrevista ao “The Guardian”. De acordo com Joseph, mais de 7,5 mil milhões de faixas foram ouvidas em streaming durante este ano, em comparação com as 1,1 milhões de faixas ouvidas o ano passado.

A estes números, acrescentam-se os 250 mil milhões de temas que foram visionados online, através do youtube, este ano.

Contudo, apesar destes números elevados, 2012 viu apenas nove artistas do Reino Unido a ultrapassarem a marca dos cem mil álbuns vendidos. Em 2011, foram 19 artistas britânicos a conseguirem alcançar este feito. Já em 2007, foram 27.

“Há mais dois ou três artistas que deverão alcançar esta meta, mas não me parece que consiguemos chegar aos 19. Sendo este o nosso ganha-pão, preocupa-nos, é algo em que nos focamos diariamente”, revelou, sugerindo que a rádio devia apoiar mais os novos talentos: “Tenho uma questão: há alguma responsabilidade da rádio do Reino Unido, que deveria apoiar o talento emergente do Reino Unido?”

O empresário adiantou ainda que o mercado da música no geral deverá crescer cerca de 0,8% em 2014, apesar de ter regredido 1% no ano passado – 4,1% no Reino Unido.

Sara Novais