É esse o prognóstico de Steven Zeitels, diretor do Massachusetts General Hospital Voice Center, que se responsabilizou pela operação do intérprete de Stay With Me.

“O Sam Smith foi submetido a uma microcirurgia às cordas vocais, a cargo do médico Steven Zeitels, de forma a parar as recorrentes hemorragias nas cordas vocais. Esta condição resulta de vasos sanguíneos instáveis nas cordas vocais, que se podem romper e impedir a performance vocal. O Sam veio a Boston consultar e submeter-se a uma cirurgia corretiva com Zeitels, o diretor do Massachusetts General Hospital Voice Center. Zeitels, que também é professor de cirurgia laríngea na Harvard Medical School, foi pioneiro em muitos procedimentos de cirurgia às cordas vocais para problemas benignos e malignos, tal como no uso de lasers especializados para parar o sangramento das cordas vocais em cantores. Ele efetuou este procedimento único em muitos vocalistas – incluindo Steven Tyler, Lionel Richie e Adele -, permitindo-lhes regressar ao seu desempenho máximo. Do mesmo modo, Zeitels espera que Sam recupere totalmente da sua microcirurgia a laser”, pode ler-se em comunicado enviado pelo estabelecimento médico.

Recorde-se que Sam Smith viu-se obrigado a cancelar vários espetáculos já agendados, na sequência do seu problema nas cordas vocais. O regresso aos palcos do músico está previsto para julho, a tempo da sua passagem pela edição 2015 do NOS Alive'15.