Com um investimento de 75 milhões de dólares, o festival inaugurou a Cidade do Rock nos EUA, que ocupa 16 hectares na Las Vegas Strip, onde se situam alguns dos hotéis e casinos mais populares.

O evento propõe quatro dias muita música durante dois fins de semana seguidos. A primeira grande atração deste sábado foram os Metallica, no seu primeiro concerto em meses.

O segundo fim de semana sera mais centrado na pop, com destaque para Taylor Swift, a artista que mais vendeu em 2014. Esse espetáculo dará o pontapé inicial da sua digressão mundial.

A lista de nomes que participam neste primeiro Rock in Rio USA vai de Bruno Mars a Ed Sheeran, passando pelo rock dos Linkin Park.

Promovido como o maior festival de música do mundo, o Rock in Rio prepara-se para comemorar os seus 30 anos em setembro, na cidade que o viu nascer. Desde então, o Rio de Janeiro já sediou cinco edições e o festival ganhou versões em Lisboa e Madrid.

"Esperamos a transformar-nos num evento global em vários continentes e países, que decorre em intervalos de tempo regulares, como os Jogos Olímpicos ou a Copa do Mundo", disse o fundador do festival, Roberto Medina.

"Há apenas uma diferença fundamental: em vez de promover os atletas e a competição entre os países, cada nova edição seria uma oportunidade para unir as pessoas sob a bandeira da arte", completou.

Os organizadores do evento esperam que a versão de Las Vegas se institucionalize e decorra a cada dois anos. No intervalo, a Cidade do Rock poderá receber outros espetáculos.

O evento nos Estados Unidos remonta às suas raízes com a venda de comida brasileiras e atuações de Pepeu Gomes ou dos Novos Baianos.

Uma característica inovadora do festival é que o público não vai precisar de usar dinheiro vivo na Cidade do Rock. Basta passar a pulseira-bilhete num scanner para aumentar o saldo, mediante cartão de crédito.

@AFP