"As suas canções tratam a electro pop com a ciência e alguma virulência e não cometem a asneira de se deslumbrarem ao espelho"? Blitz- Apostas 2006

MAU (Man And Unable), é a nova aposta da GHUDE Produções.

Este projecto electrónico e multiétnico nasceu em 2003 no European Film College (Dinamarca), quando os seus elementos vindos dos mais distintos lugares da Europa (Portugal, Dinamarca, Alemanha, Israel, França) se encontram com a finalidade de estudar cinema.

A paixão pelo cinema juntou-os geograficamente, mas, foi o interesse comum pela música que os aproximou.

Em 2004, o Português, Luís Fonseca de Sousa compôs alguns "Loops"? electrónicos que originaram, mais tarde, a base das primeiras músicas dos MAU.

Shir, o amigo israelita que partilhava o mesmo gosto musical incentivou o português a continuar e foi com naturalidade que escolheram a pronúncia da alemã Pia para encaixar de forma original nas novas batidas.

Sentindo ainda a necessidade de adicionar um som mais orgânico às suas composições, Luís convida Jonas, o dinamarquês, para participar no projecto como guitarrista.

Com os "Loops"? de Luís, as sugestões de Shir, a guitarra de Jonas e a voz de Pia, o nascimento do projecto MAU estava prestes a acontecer.

Finalmente e por mera coincidência, Pablo, o amigo Francês, apareceu para assistir a um dos primeiros ensaios do projecto, acabando, no fim do mesmo, por se tornar o 5º e último elemento da banda.

O projecto começava a ficar definido, contando com uma enorme variedade de sons que vão desde do pop, ao rock, passando pelo hip-hop, electrónica e até mesmo uma pitada de new age para além da parte linguística que tendo por base o Inglês, não deixa de conter letras em Alemão, Francês e Espanhol.

O que começou como uma simples experiência/brincadeira, acabou por se tornar num trabalho a tempo inteiro para Luís (Programações/Voz), Jonas (Guitarra), Pablo (MC/Voz), Shir (Voz) e Pia (Voz). Juntos desenvolvem um trabalho completo, tanto musicalmente como cinematograficamente, desenvolvendo o seu trabalho de comunicação a nível de Vídeo Clips e fotografias e imagem.

O som electrónico inovador e criativo sem fronteiras, a criatividade e espontaneidade em palco do grupo, causou um impacto inesperado entre colegas e professores do EFC, que lhes proporcionou actuações na televisão dinamarquesa e portuguesa.

Actualmente, Jonas foi substituído por António Soares na guitarra e o Shir passou a ser um elemento convidado do grupo. Nuno Lamy veio complementar nas teclas e synth e Gonçalo Prazeres no saxofone, concertina e outros instrumentos de sopro e na Bateria, Fernando César; juntos criam assim o tipo de som procurado.

Em 2005 os MAU entram em estúdio para gravar aquele que será o seu primeiro disco. Gravado no Registudio, produzido em conjunto pelo Flak, C-Morg (MicroAudioWaves) e MAU, masterizado por Tó Pinheiro da Silva.

Durante estas gravações, a banda recebeu o convite para a participação especial na banda sonora do filme "Crime do Padre Amaro"?, filme amplamente reconhecido pelo público português. Mais tarde, o perfil actual e urbano do grupo, não passou despercebido, sendo o tema "It`s Lovely"? escolhido para fazer parte da campanha de televisão, rádio e Internet da TMN.

Man and Unable (MAU) foi lançado em Maio de 2006 e teve como primeiro single de apresentação " I Need A Priest "? e segundo " It`s Lovely"? (Tema TMN).

Com a incerteza do que virá a seguir, mas com a certeza de que já valeu a pena, os MAU estão aí para a brincar, fazer coisas a sério.



GHUDE

Telm: +351962014216

@ - ghude@netcabo.pt

E-card: http://www.projectmau.com/ecards/mau_pt.html

Site: www.projectmau.com