A acusação partiu do site australiano "Max TV", que exibiu, recentemente, as semelhanças entre o tema de Axl Rose e companhia e Unpublished Critics, canção da banda australiana Australian Crawl - uma das mais famosas na Austrália na década de 1980.

Unpublished Critics foi editada seis anos antes do álbum dos Guns N’ Roses “Appetite For Destruction”, onde está incluída Sweet Child O’ Mine, e contempla, segundo o site, “a mesma progressão de acordes, uma quebra semelhante, a melodia e a mesma sílaba alongada no refrão”.

Note-se que o tema dos Australian Crawl é parte integrante de um álbum, intitulado “Sirocco”, que atingiu a primeira posição do top australiano na altura do seu lançamento. A banda viria a separar-se em 1986, um ano antes da edição de “Appetite For Destruction”. Ambos os álbuns foram editados nos Estados Unidos pela Geffen Records.

Após o lançamento de Sweet Child O’ Mine, James Reyne, membro da banda australiana, revelou estar a par das semelhanças entre os temas, que referiu serem “quase idênticos”, mas não quis avançar com uma acusação formal, chegando mesmo a fazer uma versão do tema dos Guns N’ Roses durante um concerto do seu grupo.