Os AudioCubes foram inventados, projectados e implementados por Bert Schiettecatte em 2003 e representam uma nova plataforma para exploração e composição de música electrónica.

AudioCubes é uma colecção de 2 ou mais cubos de plástico, em que cada unidade contém uma pequena bateria e um processador de luz. Os sinais áudio e de controlo gerados por cada cubo são transmitidos por infravermelhos para outros cubos que estejam dentro do alcance máximo de 40 cm. Cada cubo pode "samplar"? o som proveniente de uma das 4 faces, processá-lo e convertê-lo em som analógico transmitindo-o de novo através de uma das suas 4 faces. Os sons podem ser misturados apontando dois ou mais cubos em direcção a um terceiro. Cada AudioCube conta com emissores e receptores de infravermelhos, entradas e saídas de som e ainda um microfone interno omnidireccional.

Além dos sensores e dos transmissores, cada cubo possui também uma cor própria (vermelho, verde e azul) que pode ser controlada através de algoritmos de som. Posicionando os cubos de formas diferentes, poderá alterar os parâmetros do algoritmo (equivalente a um sintetizador de modelação) ou seja, poderá modificar em tempo real o processamento do som. Conforme os algoritmos que correm em cada cubo e o seu posicionamento poderá obter um número quase infinito de técnicas de sintetização.

Outra das capacidades dos AudioCubes é a possibilidade de interacção com o famoso sequenciador Ableton Live.

Para mais informações visite:
www.percussa.com