Passavam vinte minutos das 22h00, quando se ouviram as primeiras notas de “I Was A Teenage Anarchist”, que faz parte do álbum "White Crosses", gravado em 2010. Porém, para os poucos mais de cem fãs presentes, a entrada dos Against Me! em palco não foi, nem de longe, um momento de grande emoção. Mas, apesar de um público morno, sempre expectante pelo tema seguinte, a banda não se deixou intimidar. A energia que mostrou em palco foi a mesma de quem tocava para uma plateia esgotada. E a voz de Laura Jane Grace provou, ao vivo, continuar com a mesma atitude contestatária presente nos álbuns.

Sem qualquer interrupção pelo meio e uma energia incansável, os Against Me! lá debitaram um alinhamento de vinte canções. São de destacar temas como “Pints Of Guinness Make You Strong”, “T.S.R.”, “Don’t loose touch”, “Thrash Unreal” e “Black Me Out”, entoados com entusiasmo por alguns dos fãs que os acompanhavam da fila da frente.

Mas, ainda que o esforço da banda em manter uma prestação irrepreensível tivesse sido de louvar, a verdade é que não conseguiu convencer quem esteve no Paradise Garage. E tal comprovou-se quando alguns espetadores, mais desiludidos, decidiram abandonar a sala antes ainda da chegada do encore.

Após quase hora e meia de concerto, os Against Me! despediram-se do público português, visivelmente agradecidos aos – ainda que poucos – fãs que fizeram questão de os ver e aplaudir as suas canções caracteristicamente revolucionárias, ou não fossem eles uma banda genuinamente punk rock.

É ainda de salientar que a primeira parte do espetáculo ficou a cargo dos britânicos Caves e Roger Harvey.

Alinhamento Against Me!:

I Was a Teenage Anarchist
True Trans Soul Rebel
12:03
Cliché Guevara
Pints of Guinness Make You Strong
White People for Peace
Walking Is Still Honest
Those Anarcho Punks Are Mysterious...
Drinking With the Jocks
FuckMyLife666
Don't Lose Touch
Unconditional Love
Dead Friend
The Ocean
T.S.R. (This Shit Rules)
Transgender Dysphoria Blues
How Low
Thrash Unreal
Turn Those Clapping Hands into Angry Balled Fists
Black Me Out
(Encore)
Androgynous (cover de The Replacements)
Sink, Florida, Sink

Texto: Tatiana Branco

Fotografias Manuel Casanova