Em conferência de imprensa hoje no Mindelo, o director artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, explicou que a peça “Bella Figura”, da dramaturga francesa, Yasmina Reza estará no palco do Centro Cultural do Mindelo.

É uma espécie de tragicomédia que através de um repertório contemporâneo conta a história de dois casais, um casal de amantes e outro casal, que vão jantar num restaurante.

Segundo Nuno Cardoso, o casal de amantes vai jantar às escondidas e o outro casal vai celebrar o aniversário da mãe do marido que tem Alzheimer. Por causa dos efeitos da doença, prosseguiu o director artístico do TNSJ, a mulher foge e é atropelada pelo casal de amantes.

Mas, quando estes saem do carro e percebem que a mulher do casal de amantes é a melhor amiga da mulher do “casal normal”. Todos decidem jantar juntos e nessa altura caem as máscaras.

“Percebe-se que um está na falência, que a outra mulher sente-se sozinha, que a outra queria que o marido se casasse com ela na igreja, que o marido queria era fugir e que a mãe do marido sente-se abandonada pelo jovem”, indicou o director artístico que explica que “Bella Figura” em italiano significa fazer boa figura, ou seja vestir-se bonito para iludir com a aparência.

No dia seguinte, 07 de Novembro, o director artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, veste-se de actor para estrear o espectáculo “Achadiço”, no palco dois do festival, na Academia Livre das Artes Integradas do Mindelo (ALAIM). Trata-se de uma encenação dirigida e interpretada no momento por Nuno Cardoso que vai construindo a sua dramaturgia com a interacção do público.

“Conto um pouco da história do que tem sido a minha vida como uma pessoa que é da 1ª geração que foi educada em Portugal em Liberdade, depois de 25 de Abril. De alguma forma é uma história de Portugal vista pelos olhos de uma pessoa que é retornado, porque nasceu em Moçambique, vivia no interior, foi a primeira pessoa a ir para a universidade, mas abandonou a universidade e tornou-se actor,” avançou.

Esta é a primeira vez que o Teatro Nacional São João se apresenta em Cabo Verde, no festival Mindelact. Esta vinda a Cabo verde deve-se a uma parceria assinada entre o TNSJ e o Ministério da Cultura.

Por isso, além dos dois espectáculos TNSJ pretende ainda ministrar formações a agentes teatrais de Cabo Verde, fazer espectáculos conjuntos e trocar experiências através de residências artísticas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.