A exposição de pintura e fotografia “Txiluf com Kiki Lima” junta-se ao Kavala Fresk Feastival para apelar à preservação do ambiente, que faz parte da campanha “Oli Kavala Challenge”, também apoiada pelo Ministério da Economia Marítima.

A exposição, patente no Centro Cultural do Mindelo, conforme adiantou Kiki Lima à Inforpress, representa um “apelo” para que as pessoas não poluem a natureza.

“É uma tentativa de sensibilizar as pessoas através da arte, fotografia e pintura, para não deitarem lixo no mar, para salvarem os peixes e a humanidade”, explicou, adiantando ser assim o resultado de um “djunta mon” entre ele, como artista plástico, e o trabalho das arquitectas Grace Ribeiro e Lara Plácido, de nacionalidade cabo-verdiana e portuguesa, respectivamente.

“Txiluf com Kiki Lima” interliga, segundo a mesma fonte, as duas linguagens de arte, com as fotografias artísticas das duas arquitectas, que associam seres marítimos a objectos poluentes, numa “perspectiva ecológica”, e a exposição de 13 quadros de Kiki Lima, que mostram a “perspectiva sociológica”.

Uma mostra que representa apenas um dos mosaicos da campanha de preservação do ambiente “Oli Kavala Challenge”, lançada no festival, e que conta com o apoio do Governo, tal como explicou o secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga.

A parceria, segundo o governante, vai no sentido de conservação dos oceanos, “já que muitas das pessoas não ajudam muito neste conceito”.

Paulo Veiga faz menção ao trabalho tido, por exemplo, a 01 de Maio último, Dia dos Trabalhadores, em que tiveram de limpar várias costas, devido ao lixo deixado pelas pessoas.

“Nós congratulamos a organização por trazer isto à consciência da população e por isso somos um parceiro enquanto Ministério da Economia Marítima”, concretizou.

O Ministério da Economia Marítima entra ainda com o projecto “Plastk é li” (plástico é aqui, em português, que recolhe os lixos plásticos num contentor em formato de peixe, afixado hoje ao lado do rotunda de Pássaro.

Durante o dia de hoje, até às duas da manhã, o Kavala Fresk Feastival reserva, além da degustação, várias actividades. como musicais, desportivas, moda, exposição de carros antigos, exposição de pinturas, teatro e muito mais.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.