Esta iniciativa é organizada pela Presidência da República, em parceria com a União Europeia, a Câmara Municipal de São Vicente e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Os promotores propõem uma conversa aberta sobre o livro “O Lado B da Europa: Europa, Século XXI, Um retrato político e social” da autoria do analista e comentador político português Bernardo Pires de Lima, que embarcou numa viagem de um ano pelas 28 capitais europeias.

O resultado deste percurso é um mapa das mudanças e dos desafios que a Europa enfrenta no novo século com um elogio às conquistas partilhadas entre nações e um voto de esperança no futuro.

A obra vai ser assim debatida em São Vicente num evento que se enquadra na IX Semana da República, organizada pela Presidência da República, que tem por objectivo, promover e “valorizar a história recente do país” e que este ano decorre, mais uma vez, entre os dias 13 e 20 de Janeiro.

A 9ª edição deste certame, irá realizar-se nas cidades do Porto Novo, Mindelo, Praia e Assomada, no sentido, segundo informações da Presidência, de descentralizar os eventos programados, numa parceria com a União Europeia, a Universidade de Cabo Verde e as câmaras municipais destes municípios.

Conta-se debater temas como “Lei da Paridade e emancipação das mulheres”, “Democracia, Populismo e Estado de Direito em África, “A importância do jornalismo e a crise da democracia” e outros, trazendo opiniões e visões de analistas e investigadores nacionais e estrangeiros, “numa contribuição para um melhor conhecimento dos fenómenos socio-políticos dos novos tempos”.

O convidado deste ano é o cientista político e escritor, Bernardo Pires de Lima.

Para além de Cabo Verde, esta edição da Semana da República irá ser transmitida para a diáspora, via internet, onde irão também decorrer, conforme a mesma fonte, algumas acções enquadradas nos temas em discussão

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.