Segundo Janaína Alves avançou à Inforpress, a colónia de férias, que vem sendo feita desde 2016, terá um modelo um “pouco diferente” neste ano, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19 e por esta “nova realidade”.

“Nós da AlAIM estávamos com um pouco de receio, embora já tenhamos a aprovação do Ministério da Saúde, de ser um foco de contágio, mas chegámos ao ponto que não dá mais. Vamos ter que voltar, senão o espaço não terá como se manter”, sublinhou a responsável.

Sendo assim, segundo a mesma fonte, a FAVA deverá priorizar actividades ao ar livre e realizadas apenas em um período do dia, das 9:00 às 13:00.

“Optamos só por um período do dia, porque se fôssemos fazer em dois períodos, não teríamos tempo para a higienização, já que as autoridades de saúde globais pedem para se ter pelo menos três horas de higienização”, explicou Janaína Alves, que informou ainda da redução de turmas, duas e com apensas 15 alunos cada.

Esta quinta edição contará com oficinas como percussão, hip hop, teatro, culinária, pintura, descobertas, passeios e outras actividades, que devem sempre ser feitas com o uso de máscaras pelas crianças e monitores.

Janaína Alves disse estar “mais tranquila” por saber que a academia tem “espaço suficiente” para o distanciamento social e pretende ainda aplicar medidas como exigir que as crianças levem os objectos de uso pessoal de casa, sem permitir trocas, e disponibilizar sapatos somente para uso dentro da instituição.

“Vamos começar a trabalhar e fazer com que FAVA seja uma preparação para as aulas, que devem ser retomadas já, aproveitar esse tempo para que as crianças tomem esse tipo de consciência”, salientou, adiantando que deverão ter um público com a faixa etária entre os cinco e os 15 anos.

Mas, ajuntou, que tudo deverá ser feito de “forma tranquila e lúdica” e fazendo as adaptações que forem necessárias após o início das actividades.

“Estamos a fazer esse esforço para responder ao pedido dos pais e também por amor ao projecto, para que ele não morra”, considerou a directora da ALAIM, que confirma já terem uma turma formada e com inscrições abertas para a outra.

A FAVA decorre assim de 03 a 28 de Agosto, sendo que os dias 29 e 30 deste mês serão destinados para a apresentação dos trabalhos feitos durante esse tempo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.