“O livro [Tarrafal di Tarrafi] traz um mar de coisas, e versa no campo da poesia, finação, ‘conberso sabi’ (conversas, em português) escritos no crioulo do interior da ilha de Santiago com o objectivo de resgatar expressões antigas que de momento estão praticamente em desuso, e até posso afirmar que caíram no esquecimento”, explicou o autor à Inforpress.

A título de exemplo, apontou “Djambu” (lamentar, em português), Starlabarda (uma coisa enorme, em português), “Nhanido” (injuriado, em português) e entre outras expressões, que segundo ele, os leitores vão descobrir ao longo da leitura do livro composto por mais de 100 páginas.

Conforme fez saber os textos têm de seis a 20 palavras em crioulo da ilha de Santiago, cuja nova geração não as utiliza.

A apresentação do livro lançado em Março deste ano e que já foi apresentado em Tarrafal e na Cidade da Praia, esteve a cargo do poeta, músico e compositor Princezito, que é também autor do prefácio.

“Esta obra é mais uma pedra para a construção da crioulidade e do crioulismo. Crioulidade porque vai trazer valores culturais, que muitos desconhecem, e vai servir de semente para a nossa identidade. Crioulismo porque tem alto valor linguístico, pela forma que foi escrita e pela estética”, escreveu Princezito no prefácio de “Tarafal di Tarafi”.

O livro do escritor tarrafalense que tem na forja outros projectos literários, vai ser apresentado no dia 13 de Setembro no concelho de São Miguel, mas no entanto o autor quer levá-lo a todos os municípios da ilha de Santiago.

Júlio Soares Tavares Silva, mais conhecido por Júlio Mante e de pseudónimo “Nhamunana”, nasceu no alto de Monte Iria, subúrbio do concelho do Tarrafal, na vila do Mangui, no dia 23 de Novembro de 1960.

Professor do Ensino Básico Integrado no Pólo 1-A, escola da Ex-EBC do Tarrafal, foi vereador da Juventude, Cultura e Desporto da Câmara Municipal do Tarrafal, entre 1996 e 2000, e fundador de vários grupos e associações socioculturais neste concelho do interior de Santiago.

É também presidente da mesa da assembleia-geral da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte (ARFSN).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.