Patrícia Silva falava em declarações à Inforpress, à margem da apresentação da peça Blimundo,  na Escola Nova Assembleia, na cidade da Praia.

Constituído por dez elementos, este coletivo de atores que integravam o ex-grupo de Teatro do Centro Cultural do Mindelo (GTCCM) tem levado este projeto para diversas escolas do país nomeadamente, São Vicente, São Nicolau e Sal.

Segundo Patrícia Silva, apesar das dificuldades encontradas, a ideia é continuar com este projeto nas outras escolas, devido ao impacto que esta tendo junto do seu público-alvo.

“Quando vamos às escolas as crianças gostam muito do espetáculo e interagem porque é um projeto muito interativo e dinâmico e as crianças ficam basicamente ocupados todo o tempo”, lançou a responsável, que assinalou que são  “quase 45 minutos de dinamismo” e que tem tido um “impacto muito forte”.

Este conto, indicou, aborda a história da luta pela independência e, por isso, serve para “dinamizar a cultura nacional, despertar o gosto pelo tradicional e valorizar a tradição oral”, junto das crianças.

“O Blimundo, o boi grande, é uma metáfora que se utiliza para falar dessa luta pela independência, o que tivemos de passar para sermos hoje um povo livre e independente”, sublinhou.

Através desta peça, informou, estão a promover ainda a dramaturgia nacional.

O Projeto Blimundo nas Escolas é uma adaptação do conto tradicional cabo-verdiano Blimundo ao universo infantil, que conta a estória do boi Blimundo, amante da liberdade e da natureza, que sonha casar-se com uma princesa.

A vinda deste coletivo à Ilha de Santiago é fruto da parceria com o Banco Africano de Investimento, a companhia de teatro Flado Fla e a Presidência da República.

Na ilha de Santiago, para além da Escola Nova Assembleia (Achada Santo António), o grupo atua ainda na Escola Girassol (Várzea).

No dia 20 será a vez do Palácio da Cultura Ildo Lobo e o Auditório do BA receber este espetáculo e, no dia 21, o coletivo de atores desloca-se à Assomada onde atua para as crianças da Aldeia Infantil SOS.

AM/AA

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.