O evento, promovido por Xalabas – di kumunidadi, enquadra-se no programa de arte urbana denominado “Comunidades no centro ‐ a identidade local como fator de desenvolvimento do turismo sustentável”.

Para o workshop, de acordo com uma nota de imprensa, participam os artistas Ananda Nahú de Brasil e Amsf Goro, Ivan Gomes, Kevin Bento, Tai Vieira, Varela Nouz de Cabo Verde.

O workshop incluirá a residência artística com realização de murales em Achada Grande Frente, exposição “Alem mar”, de Ananda Nahú no sábado, 27, e conversa aberta “Arte pública e transformação urbana: um debate” no Palácio da Cultura Ildo Lobo, no dia 03 de novembro.

Xalabas é um projeto de promoção do turismo de base comunitária – responsável, solidário, sustentável – que combina ações de mapeamento e planeamento participativo, intervenções de arte pública e ações de reforço das comunidades, da sua identidade e cultura, na área de Achada Grande Frente, Cidade da Praia.

“O objetivo geral do projeto é contribuir para uma maior integração das comunidades no desenvolvimento do turismo sustentável através da ampliação e diversificação da oferta turística em Cabo Verde”, explica a nota do projeto.

O projeto, orçado em 549,8 mil euros (cerca de 61 mil contos), é cofinanciado pela União Europeia (90%) e pela Africa 70 (10%), terá uma duração de 36 meses, com conclusão prevista para setembro de 2020.

A sua implementação é feita pela Africa 70 em parceria com a Associação Pilorinhu e com Câmara Municipal da Praia.

PC/CP