Em comunicado, o Museu Nacional da Imprensa de Portugal explicou que o Navio Sagres vai estar atracado no Porto da Praia de 19 a 22 de Janeiro.

A mesma fonte assegurou que apesar de ser restrito o espaço do navio, criaram-se as condições necessárias para dar a Magalhães uma segunda viagem, através do humor internacional.

“As caricaturas fazem parte do Prémio Especial de Caricatura Fernão de Magalhães, lançado pelo PortoCartoon-World Festival 2019, iniciativa do Museu Nacional da Imprensa”, lê-se no comunicado.

Conforme garantiu a mesma fonte, os visitantes poderão apreciar as diferentes concepções e estilos com que uma vintena de artistas avalia a viagem do navegador português feita há 500 anos.

“A exposição patente no navio corresponde a uma selecção das dezenas de desenhos enviados por artistas de todos os continentes, designadamente de países como Brasil, Bulgária, China, Colômbia, Egipto, Espanha, Indonésia, Emiratos Árabes Unidos, Irão, Itália, Perú, Polónia, Portugal, Quénia e Rússia”, esclareceu, acrescentando que a mostra original é composta por cerca de uma centena de trabalhos.

A exposição tem a curadoria do director do museu, Luiz Humberto Marcos, e recebeu a chancela da estrutura da missão das comemorações do V Centenário da Circum-navegação.

Considerado uma figura mundial da história dos descobrimentos, Fernão Magalhães começou a primeira viagem de circum-navegação em 1519.

Os 500 anos dessa “odisseia”, iniciada em Sevilha, celebram-se em diferentes partes do Mundo, de 2019 a 2022.

“Caricaturar é, para nós, uma forma de homenagear”, admitiu a organização da viagem, recordando que Magalhães foi o primeiro “globalizador do mundo a ser semente do humor globalizado”.

O Navio Sagres saiu de Lisboa no dia 05 de Janeiro e prevê-se o seu regresso em Janeiro de 2021.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.