A informação foi partilhada na página do facebook do Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL) e confirmada à Inforpress pelo director-geral das Artes e das Indústrias Criativas, Adilson Gomes, tendo avançado que esta iniciativa é do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Palácio da Cultura Ildo Lobo e da Direcção-geral das Artes e das Indústrias Criativas.

Para este trabalho, contam com o apoio de Óscar Borges da Imedia-Innovative Media e da Cabo Verde 360º.
Segundo Adilson Gomes, devido a actual conjuntura da pandemia do novo coronavírus (covid-19) o PCIL está de portas fechadas ao público, como medida de prevenção.

Entretanto, explicou o responsável, não quiseram deixar as pessoas sem esta possibilidade de conseguirem visitar às exposições que estão patentes nas salas e nos corredores do Palácio da Cultura Ildo Lobo.

“Estando neste contexto, as pessoas podem ter mais um espaço de aliviar um pouco e os visitantes frequentes do palácio terão a oportunidade de continuar a ver o que temos disponível no nosso espaço”, justificou.

Estão patentes, virtualmente, várias exposições permanentes que fazem parte da colecção de arte contemporânea do Estado de Cabo Verde, nomeadamente a exposição fotográfica “Mandinga Lovers”, a exposição de artes plásticas de vários artistas consagrados como Tchalé Figueira, Kiki Lima, Tutu Sousa, António Conceição entre outros, a exposição Fotográfica “Rostus y identidade” do cabo-verdiano Kuny Mendes.

Ainda está disponível a exposição plástica temporária “Valor”, de Heleno Barbosa, inaugurada no passado dia 28 de Fevereiro.

Estas visitas, informou, podem ainda ser acompanhadas de música e o visitante só terá de accionar, no canto superior direito, a música anexa a cada exposição virtual.

Para os amantes da arte que quiserem aceder a estas exposições poderão aceder através dos seguintes hiperligações, https://bit.ly/2vLyr7v (Fotográfica Mandinga Lovers), https://bit.ly/2UA7bkK (Exposição de obras permanentes), https://bit.ly/2QFJs1i (Exposição “Valor” de Heleno Barbosa).

Uma vez que o Palácio da Cultura Ildo Lobo acolhe várias actividades culturais, Adilson Gomes disse que havendo possibilidade de fazer algum evento para ser divulgado online será sempre com um número reduzido de pessoas.

Entretanto, sublinhou, vão continuar a seguir as regras e a aguardar as próximas medidas que serão anunciadas esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na sequência da confirmação do primeiro caso positivo do coronavírus na Cidade da Praia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.