Segundo o regulamento do concurso, assinado pelo secretário-geral da UCCLA, Victor Ramalho, a que a Inforpress teve hoje acesso, este prémio visa estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia, em língua portuguesa, por novos talentos escritores.

As pessoas com idade não inferior a 16 anos, de qualquer nacionalidade e fluentes na língua portuguesa, devem apresentar a sua candidatura até o dia 31 de Janeiro de 2019, por correio electrónico, para o endereço premiouccla.quartaedicao@gmail.com.

De acordo com o regulamento, como o objectivo é a publicação da obra no espaço lusófono, por motivos editoriais as obras devem ter um mínimo de 50 páginas.

“Apenas poderão candidatar-se ao presente prémio obras redigidas em língua portuguesa, que não tenham sido editadas e às quais não tenha sido atribuído anteriormente qualquer prémio, incluindo obras em co-autoria”, lê-se no documento, que também refere que os candidatos só podem apresentar uma obra e não podem ter outras obras editadas, nos géneros da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia.

A entidade promotora vai criar uma comissão de selecção, que inicialmente irá seleccionar até 10 obras que considerem de “melhor mérito literário”.

Entretanto, após a fase de análise o júri vai atribuir o prémio a uma obra e se justificar vão atribuir pelo menos nove menções honrosos.

Para além da obra premiada, serão objectos de edição e publicação as obras distinguidas pelo Júri com menções honrosas.

O autor vencedor do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa será convidado a participar no próximo Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), promovido pela UCCLA.

A entrega do Prémio será efetuada em cerimónia pública a organizar pelas entidades promotoras, no dia 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura.