Depois de estar durante anos ligada a atividades culturais, a emigrante cabo-verdiana Elga Fernandes resolveu lançar um projeto para ajudar a divulgar eventos culturais junto da comunidade crioula e dos interessados na cultura cabo-verdiana no geral. Surgia assim, em 2018, o projeto Nos Agenda.

“Na Holanda, aconteciam vários eventos, mas mesmo dentro da comunidade cabo-verdiana nem sempre as pessoas se apercebiam dos mesmos. As pessoas sempre me perguntavam o que ia acontecer e quando”, explica a cabo-verdiana radicada na Holanda.

Sustentado, para já, nas redes sociais – Facebook e Instagram – o projeto pretende ser uma plataforma de divulgação da cultura cabo-verdiana.

“Queremos ligar, motivar e inspirar os cabo-verdianos”, explica Elga Fernandes que reside em Roterdão desde 1991 e sempre esteve envolvida com atividades como a dança (batuku), o teatro e a promoção de eventos.

O projeto, feito em conjunto com Ermelindo Leal, surgiu em julho de 2018 e até o verão deste ano, a mentora diz que pretendem lançar um website.

Em Cabo Verde para divulgar o “Nos Agenda”, Elga Fernandes, que concilia o seu trabalho numa agência de viagens com este projeto, diz que escolheu o mês de abril propositadamente, tendo em conta as atividades como o Atlantic Music Expo, AME, e o Kriol Jazz Festival, KJF.

“Todos os meses divulgamos uma ilha na nossa página”, explica.

Inspirada num projeto de uma amiga cabo-verdiana, Tânia Silva, intitulado “Support the locals of Cabo Verde”, a empreendedora diz que, paralelamente,  pretendem lançar uma revista semestral intitulada “Nos Agenda Magazine”.

O propósito da publicação seria divulgar não só a cultura, mas também apoiar o turismo nacional, mais concretamente as pequenas e micro empresas envolvidas nesse ramo.

O objetivo é lançar a revista até finais de julho e depois uma nova edição em dezembro deste ano.

A comercialização da publicação ainda está a ser estudada contudo, a ideia é vender na Holanda, junto das agências de viagens e fazer a distribuição igualmente em Cabo Verde.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.