Campanha nacional de vacinaçãoCampanha nacional de vacinaçãoCampanha nacional de vacinaçãoCampanha nacional de vacinaçãoCampanha nacional de vacinaçãoEsta formação, que acontece entre hoje e quinta-feira, na Academia Livre das Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), e sob o mote “Técnica e organicidade do ator”, pretende, segundo informações avançadas por Fernanda Gandes à Inforpress, desenvolver técnicas orgânicas de como atuar em cena “com energia” e desenvolver potencialidades.

“Se o ator vê que tem uma necessidade física ou vocal, a formação serve para ter mais presença em cena e saber utilizar dos recursos do seu corpo para se desenvolver melhor nas cenas”, explicou, referindo-se a oficina, que está sendo ministrada pelo ator Jefferson Jarcem.

Esta foi a mesma técnica, conforme a mesma fonte, utilizada pelos atores do Grupo Tibanaré para a construção do espetáculo “Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros”, que vai ser apresentado na ALAIM neste sábado e domingo.

“Para a construção do espetáculo eles tiveram uma base de treinamento físico e vocal e a oficina busca oferecer essas bases”, elucidou Fernanda Gandes, que falou de um estudo práctico, que busca de maneira “muito presente” articular a arte física com a doação para o público.

Quanto ao espetáculo em si fala, ajuntou, do amor entre dois pássaros, que entre encontros e desencontros tentam ficar juntos.

“Traz à tona aquela coisa do amor antigo, os galanteios, as cantadas e o jogo do amor e troca de olhares. É bem poético e sensível e adaptado para um público infantil”, considerou a produtora, para quem os adultos “também vão se apaixonar”, uma vez, que a peça aborda as relações humanas.

“Para as crianças, ele chega de uma forma e para os adultos chega de outra, mas todos conseguem, se conectar, porque a linguagem é universal”, assegurou.

Entre outros ingredientes do espetáculo, Fernanda Gandes referiu que tem uma parte de dança com o “Lambadão”, um ritmo típico do Mato Grosso, Estado de onde o grupo é originário, e que  “fará  os cabo-verdianos se identificarem, porque têm uma batida muito parecida com as músicas de Cabo Verde, muito festivo e muito alegre”.

“Fiu-Fiu- Um encontro entre pássaros” estreou-se no Brasil em 2013 e desde então passou por vários festivais do Estado do Mato Grosso e arredores e agora chega a Cabo Verde por meio do Mindelact.

A peça vai ser apresentada na ALAIM neste sábado e domingo, às 16:00.