Segundo o vereador pela área da Cultura, Queita Santos, este ano um do destaques das actividades culturais da festa de município vai ser a realização, no dia 06, do baile conjunto, no polivalente municipal, um evento que vai contar com a participação do grupo Bulimundo, bem como dos artistas da ilha que residem na diáspora, quais sejam Luís Tavares e Mariu Segunda, além dos grupos de rabecada da ilha do Maio.

De acordo com o autarca, a iniciativa de realizar o baile conjunto visa responder a uma reivindicação dos munícipes.

“Temos como objectivo recuperar uma certa particularidade da festa do município, pelo que este ano vamos contar com a presença do grupo Bulimundo e também dos grupos e artistas da ilha”, acrescentou.

Ainda na parte cultural, Queita Santos avançou que está prevista a realização de uma única edição do concurso “Talento voz Djarmai”, no dia 04 de Setembro, durante a qual vai ser conhecido o vencedor daquele evento, destacando também a realização do festival da praia de Beach Rotcha, que este ano também vai acontecer num único dia, a 07 de Setembro.

O vereador da Cultura defendeu que esta medida não significa um “desinvestimento” no festival da praia de Beach Rotcha, mas sim levar em conta a realidade da ilha.

A propósito, destacou a fraca capacidade de mobilizar patrocínios, notando que o número de pessoas que se desloca ao areal daquela praia não é  tão expressivo, o que contribui para “fraca arrecadação” da bilheteira.

O vereador apontou ainda outro factor, que são os custos ligados à logística necessária para a realização daquele evento cultural, lembrando que “quase tudo é importado da Cidade da Praia, o que acarreta mais o custo do festival”.

“Também estamos a falar de um município que ainda não tem muita capacidade na arrecadação de receitas próprias para arcar com todas as necessidades, pelo que estamos a optar por modelo de realização de um festival mais sustentável e, precisamente, vamos nos concentrar num dia e com isso ganhar a qualidade do festival”, salientou.

No que se refere aos artistas que vão abrilhantar o festival da praia de Beach Rotcha, Queita Santos apontou com uma da cabeças de cartaz os artistas El Dji, Djay Morreira, bem como os artistas locais, como Célio Dono, Nito de Tereza , e garantiu que vai ser apresentado mais elenco nos próximos dias, prometendo que vai haver surpresa pelo meio.

Na parte desportiva, aquele vereador garantiu que vão ser organizadas provas de atletismo, ciclismo, futsal masculino e feminino, tanto a nível de sub-17 como sénior.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.