Filha de pais mindelenses, Jessica Andrade, 30 anos, nasceu em Brooklyn, na cidade de Nova Iorque, onde trabalha atualmente como assistente social e tem a comédia como hobbie.

“Embora não ganhe com os vídeos que publico no YouTube, Facebook e no Instagram, ainda é algo que adoro fazer e espero um dia fazer carreira nesta área”, afirma a jovem em entrevista ao SAPO.

Diz que sempre foi ‘considerada a comediante da família’. “O meu espírito sempre foi fazer as pessoas rir. Quando havia uma festa em casa, punha-me à frente das pessoas para as entreter. O meu pai filmava e isso dava-me mais confiança. As pessoas que me conhecem dizem que sempre fiz os outros sorrir”, conta e afirma que era a “palhaça” da turma mas que agora, em adulta, é um pouco mais reservada.

Gravou o seu primeiro vídeo humorístico em 2016 e foi um sucesso instantâneo. “As redes sociais ainda não eram muito populares e mesmo assim consegui 50 mil visualizações. Isso motivou-me a continuar e desde lá não parei mais”.

O seu segredo para fazer as pessoas sorrir é “ser fiel a si mesma e ser natural”. “Nem sempre acho que tenho piada, mas sou sempre verdadeira e acredito que isso se traduz nos meus vídeos”.

Inicialmente, Jessica desdobrava-se em dois personagens nos seus vídeos, mas depois passou a contar com a ajuda da mãe. “O crioulo da minha mãe é melhor que o meu e temos uma química natural. Sempre que temos um tempo livre, ela junta-se a mim nas gravações”. O humor é um mal de família e outros membros já participaram nos vídeos da Jessica.

A jovem também já gravou vídeos e dividiu o palco com os comediantes Carlos Andrade, CV Tep e Benji Comédia. “A ideia é gravarmos mais vídeos e pretendo fazer mais shows ao vivo”.

Contracenar com Benji Comédia foi “surreal”. “Ele é muito engraçado e tem uma boa energia. Fizemos um show em Nova Jersey (EUA) e posso dizer que foi o melhor show que já fiz até agora. Não sou uma comediante de stand up, mas naquele dia senti-me como se fosse. Benji é incrível naquilo que faz”.

Criado em 2016, o seu canal no YouTube, já conta com mais de mil subscritores e no Instagram Jessica Andrade tem mais de 24 mil seguidores.

Segundo a comediante, esses números são sinónimo de muito trabalho, dedicação e persistência.

“No início, contactei pessoas com um grande número de seguidores e pedi para gravarem vídeos comigo. Depois perguntava se podiam partilhar os meus conteúdos. Ninguém o fez. Ainda me lembro da primeira vez que consegui 6 mil visualizações num vídeo no Facebook. Foi uma sensação incrível, mas, ao mesmo tempo, fiquei triste porque ninguém o reconheceu. Os meus seguidores são o reflexo do meu processo de crescimento. É tudo à base da ‘tentativa e erro’. Escolhi aprender, nunca desistir e sempre me divertir”.

Questionada sobre os seus planos, Jessica Andrade diz que pretende continuar no mundo da comédia. “Quero atuar e chegar à televisão. Gostaria de um dia trabalhar com os atores americanos Tyler Perry e Will Smith e coloca-los nos meus vídeos. Quero construir algo para retribuir à comunidade cabo-verdiana e ajudar a colocar Cabo Verde no mapa”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.