Segundo uma nota publicada no site oficial da Câmara Municipal de Sertão, a edição deste ano é dedicada à literatura africana e língua portuguesa referindo que o programa inclui encontros com escritores africanos e portugueses.

O objetivo da Maratona de Leitura, de acordo com a edilidade, visa uma vez mais, desafiar os leitores a ler em voz alta excertos de obras dos seus autores preferidos” e promover a região.

Durante o evento serão realizados workshops de escrita e leitura, espetáculos performativos, sessões temáticas, concertos narrativos, projeção de filmes, lançamento de livros, oficinas culturais, exposições, showcooking de gastronomia africana, e entre outros.

Durante os dias da Maratona de Leitura, adianta a mesma fonte, vários restaurantes do concelho da Sertã vão ter nos seus menus pratos africanos, associando-se, desta forma, ao tema da edição deste ano, cujo ponto central será uma tenda montada na Alameda da Carvalha, onde decorrerá a sessão das 24 horas de leitura em voz alta.

O programa da presente edição da Maratona de Leitura contempla as presenças de diversos escritores, como Germano de Almeida, Ondjaki, Mbate Pedro, Valter Hugo Mãe, Goretti Pina, Lopito Feijóo, Fernando Dacosta.

No dia 5 de Julho, Germano Almeida manterá uma conversa informal com o escritor Ondjaki  em que falará sobre as suas escritas, o lugar de antigamente nos seus contos, a escolha de emoções e de palavras.

Já no dia 06, Germano Almeida falará da sua obra “O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo”, cuja projecção do filme baseado neste livro e realizado por Francisco Manso em 1997, marcada para esse mesmo dia.

A Maratona de Leitura 24 Horas a Ler é um evento cultural organizado pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã. A primeira edição realizou-se no ano 2012. A 7ª edição decorreu no dia 7 de Julho de 2018 em homenagem a Pe. Manuel Antunes.

É uma iniciativa que pretende celebrar a leitura em voz alta de forma informal e original, através da leitura durante 24 horas ininterruptas. Além desta actividade central, decorrem simultaneamente variadíssimas actividades, distribuídas por todo o concelho.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.