Mas de 60 cabo-verdianos que se destacaram nas áreas da política, educação, na comunidade, no mundo empresarial e nas associações comunitárias vão ser homenageados, este sábado, na gala “Cabo Verde Achievement Award” nos Estados Unidos.

A organização desta “gala de sucesso” tem a chancela da Fundação José Damata, mas envolve uma comissão constituída por mais de 12 pessoas que, no Ballroom de Rhode Island Convention Center, pretendem enaltecer o contributo de cabo-verdianos nas mais diversas áreas e celebrar os 200 anos de amizade e cooperação entre Cabo Verde e os Estados Unidos.

Em entrevista à Inforpress o presidente da Fundação José Damata, Ismael da Silva, disse que por ser uma ONG de carácter educativo a fundação achou que é um momento ideal para dar a conhecer à comunidade em geral uma pequena “mostra” do sucesso dos cabo-verdianos nos EUA.

“Visto que a fundação engloba a todos e reconhecemos o papel muito importante das organizações cabo-verdianas nos EUA, achamos que uma celebração dessa não seria completa sem reconhecer as grandes ONG que têm feito grande trabalho não só nos EUA como em Cabo Verde.  E muitos deles têm sido parceiros com a fundação em oferecer bolsas de estudos”, explica Ismael da Silva.

Entre homenageados e participantes deverão marcar presença na gala cerca de 450 amigos da Fundação José Damata provenientes do Estado de Texas, de Washington, de New Jersey, de New York, de Connecticut, de Rhode Island e de Massachusetts.

“Vai ser espectacular.  Um reconhecimento nunca visto à nossa comunidade de mais de 60 cabo-verdianos e amigos da comunidade cabo-verdiana, acrescentou a mesma fonte para quem estarão presentes também altas entidades oficiais do Estado de Rhode Island, como Governador, Mayors e congressistas americanos, e representantes do Governo de Cabo Verde.

Para além de homenagear personalidades através desta gala, a Fundação José Damata pretende socializar o projecto ” Cabo Verde The Next Geration Scholarship Fund”.  O objectivo deste projecto é convidar 300 amigos a fazerem doações durante três anos para criar um fundo de um milhão de dólares para apoiar alunos em Cabo Verde com bolsas de estudo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.