Dezasseis bailarinas cabo-verdianas vão participar no Festival Norte Dança em Portugal. As meninas com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos são integrantes da Escola Dança & Arte, da cidade da Praia.

Segundo um comunicado da Escola Dança e Arte, a instituição foi "selecionada para participar no  Festival de Dança do Norte que decorre em  Portugal, no Porto," entre os dias 11 a 14 de abril.

A mesma nota adianta que o evento é constituído pela Competição Internacional de Dança, para crianças e jovens, e pela Mostra de Dança que têm como principal objetivo oferecer um espaço alternativo para a apresentação de Escolas de Dança e de Bailarinos, mas sem carácter competitivo.

No certame vão participar  16 bailarinas integrantes da escola com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e vão fazer uma apresentação de dança tradicional de Cabo verde bem como de outros géneros de dança.

"Para participar neste festival a escola teve um grande apoio dos pais dos alunos da escola e o apoio de Bolsa Acesso a Cultura do ministério da Cultura e Indústrias Criativas (MCIC)".

O projeto Dança & Arte é um grupo de dança criado em 2013 e que engloba crianças e jovens dos 3 aos 19 anos. O objectivo principal da escola é trabalhar ritmos das danças tradicionais de Cabo Verde como a Contradança, Landum, Morna,  Coladeira, Funaná, Batuque, Colá Som Jon Tabanka e, recentemente, outros géneros.