“No dia 08 de junho, o grupo estará em Madrid para terminar nessa cidade o ciclo de promoção deste filme pela Europa, que tem sido um grande sucesso”, informou o ator e realizador Jorge Martins, líder desta companhia teatral.

Juventude em Marcha, que, em abril esteve em digressão pela França e Holanda, está, nesta altura, em mais uma tournée pelo continente europeu, para a estreia e promoção desta obra, que retrata a fome da década de 40 em Santo Antão, a qual já levou o grupo a Portugal e vai ser encerrada, no final desta semana, em Espanha.

Em Portugal, Juventude em Marcha participou ainda no debate sobre as tradições orais em Cabo Verde, que se realizou na Universidade Nova de Lisboa, perante uma comunidade científica que analisou a situação por que passa este património, que tem como “um dos guardiões” este grupo teatral, criado, no Porto Novo, há 35 anos.

No debate, concluiu-se, segundo Jorge Martins, que as tradições orais em Cabo Verde “tendem a cair no esquecimento”, pelo que “urge tomar medidas no sentido de as resgatar”.

Juventude em Marcha, avançou o seu líder, tem sido “um dos principais guardiões” deste “valioso património”, que precisa, “urgentemente, através de um trabalho de investigação científica, ser resgatado”.

O filme Canjana, “fruto de um aturado trabalho de investigação científica, que retrata um pouco a história das nossas gentes na década de 40”, mereceu “muitos elogios” em Portugal, segundo o responsável do grupo Juventude em Marcha que avançou que, ainda neste país, o grupo teatral santantonense apresentou a peça teatral “Rebent n é Novded”, uma criação que foi “altamente aplaudida”.

De regresso a Cabo Verde, Juventude em Marcha realizará uma nova digressão, desta feita, a algumas ilhas do arquipélago, para a exibição de Canjana, “num programa devidamente concertado” com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, de acordo com Jorge Martins.

Em setembro, Juventude em Marcha tem agendado uma deslocação aos Estados Unidos da América para, igualmente, lançar a longa metragem Canjana.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.