A vereadora da Cultura, Edna Andrade, contou à Inforpress que para a materialização deste projeto, foi necessária a criação de uma Residência Criativa da Renda Brava, para que as sete rendeiras que estão trabalhando na materialização do projeto possam trabalhar juntas num só espaço.

Para a vereadora, o objetivo é trabalhar em conjunto, de forma a levar o projeto “Renda Brava”, à boca do mundo, através da URDI, pois, “é um trabalho que retrata a parte mais genuína desta arte praticada na ilha”.

Mas, segundo a mesma, a materialização e instalação da residência só foi possível com o apoio que vem recebendo do Centro Nacional de Artesanato (CNAD).

Edna Andrade espera que esta residência não fique a mercê das produções para a Feira URDI, mas sim, que esta continue a trabalhar sempre, para o desenvolvimento da “Renda Brava”.

No entanto, está consciente que, para manter a residência, é necessário ter algum orçamento, já que as rendeiras que aí estão, têm nas confeções de rendas, a única fonte de rendimento.

Para a participação nesta feira, estarão presente três das rendeiras e, de acordo com a vereadora, sendo Brava uma “convidada de destaque”, estará presente um violinista que fará uma apresentação da música da ilha.

A mesma acrescentou ainda que a participação da ilha Brava nesta feira, vai “elevar ainda mais” o nome da ilha e da sua cultura.

Adelina Pina, coordenadora do projeto, parabenizou a iniciativa da câmara em reunir todas as rendeiras num só espaço, o que lhes permite ter uma maior interatividade e troca de experiências.

A coordenadora explicou que os trabalhos estão a decorrer na normalidade, e que os únicos “entraves” que encontraram na construção destas rendas, foram os moldes que são diferentes dos que costumam fazer e a linha que era mais fina, mas, “tendo apanhado o ritmo, tudo está nos conformes”.

A 3ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Design de Cabo Verde (URDI) decorrerá de 28 de novembro a 02 de dezembro, e conta reunir mais de 140 criadores nacionais e estrangeiros, tendo como destaques este ano, os municípios da Brava e de Santa Catarina (Santiago).

MC/CP