A vereadora da cultura, Edna Andrade, explicou à Inforpress que as atividades que se iniciaram no sábado, 12, e que serão realizadas até o dia 18, são para “comemorar os 152 anos do nascimento do Patrono Eugénio Tavares” e o dia Nacional da Cultura, que se celebra a 18 de outubro.

Segundo a mesma fonte, estas atividades foram programadas e estão sendo realizadas com aspetos próprios da cultura bravense, como forma de mantê-las vivas para a camada mais jovem e para os mais idosos reviverem certos momentos.

Este ano, ao invés de todas as atividades se centralizarem em Nova Sintra, estão sendo realizadas de forma descentralizadas, porque, conforme salientou, sempre enfrentam algumas dificuldades para que estas zonas participem nas atividades realizadas na vila.

Daí, pretendem envolver todas as comunidades, e sensibilizar alguns grupos a participarem, tendo em conta que “muitos não participam por ser uma contribuição”.

Durante esta semana, estão sendo realizados jogos tradicionais, batizado de boneca, cola Sandjon fora de época, mastro, pilon, desfile de Carnaval fora de época, desfile anos 60, noite gastronómica, exposições de artesanato, entre outros.

A vereadora apela a participação de todos, principalmente a camada jovem, pois, considera e parte do princípio que estas atividades levam-lhes a apanharem o gosto para darem continuidade ao processo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.