Segundo a lista divulgada na última semana pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, promotora da iniciativa, foram pré-selecionadas 70 instituições, entre escolas, associações e organizações não-governamentais (ONG) de ensino artístico em todo o território nacional, sendo que três destas são de São Vicente, ALAIM, Associação Espaço Jovem e Associação Recreativo Flores do Mindelo.

As instituições têm agora um prazo de 15 dias, segundo a mesma fonte, a partir do momento da comunicação feita da pré-seleção, para entregarem toda a documentação em falta para a completar o processo de candidatura.

Para o ano de 2019, o valor alocado para o BA Cultura aumentou para 20 mil contos, um “aumento significativo” para este programa considerado pelo Governo como “estruturante” para o ensino artístico em Cabo Verde e que pretende abarcar mais crianças, adolescentes e jovens, de modo a que possam ter acesso às artes, em todos os concelhos e ilhas do país.

“Este investimento também foi pensado de forma a impulsionar, mais e melhor, o aparecimento e a sustentabilidade de mais escolas de ensino de arte e cultura”, dizem os promotores.

Nesta segunda fase de candidatura ao programa, submeteram-se 80 escolas, associações e ONG, num total de 3467 beneficiários de todas as ilhas, à exceção da Boa Vista.

Foram pré-selecionados, conforme a mesma fonte, 70 candidatos, sendo um do Porto Novo (Santo Antão), três do Mindelo (São Vicente), um de Ribeira Brava (São Nicolau), dois do Sal, cinco do maio, 42 de Santiago, nomeadamente 29 da Cidade da Praia, três de Ribeira Grande de Santiago, três de São Domingos, três de São Lourenço dos Órgãos, um de Santa Cruz, um de Santa Catarina, quatro de Calheta de São Miguel e um do Tarrafal.

Na ilha do Fogo, foram pré escolhidos 12 candidatos, sendo dois em São Filipe, seis em Santa Catarina e quatro em Mosteiros. A Ilha Brava também teve uma pré-seleção.

Na primeira edição, em 2018, o BA Cultura beneficiou, segundo dados avançados pelo Ministério da Cultura, 1500 crianças, de 42 escolas em todo o território nacional.