Segundo fonte da organização da Morabeza, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, com o alargamento do festival, que nasceu na ilha de Santiago e é considerado um dos maiores eventos literários na África lusófona, o evento chegará a vários municípios da ilha do Fogo.

“Morabeza vai ter duas feiras do livro, na cidade da Praia e na ilha do Fogo, que contarão com uma grande variedade de títulos, incluindo obras fundamentais, títulos internacionais e lusófonos, livros dos autores convidados para o evento e literatura infantojuvenil”, explicou a mesma fonte.

A terceira edição da Morabeza – Festa do Livro de Cabo Verde decorrerá até 03 de novembro e contará com a presença, entre os convidados, logo no primeiro dia, de José Ramos-Horta, antigo Presidente da República de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz em 1996, que dará uma “entrevista de vida”.

A edição de 2019 da Morabeza contará com uma feira do livro com obras de autores internacionais e lusófonos. Na cidade da Praia, a Biblioteca Nacional de Cabo Verde foi a escolhida para receber os encontros com os autores, enquanto na ilha do Fogo a programação divide-se entre Chã das Caldeiras, Santa Catarina, São Filipe e Mosteiros.

Entre outros convidados para conversas com o público está prevista a presença na Morabeza deste ano de Abdulai Sila, escritor da Guiné-Bissau, Eurídice Monteiro, Fausto do Rosário, Germano Almeida, Manuel Veiga e Margarida Fontes, de Cabo Verde, Conceição Lima, de São Tomé e Príncipe, Mário Augusto e João Tordo, de Portugal, e Ondjaki, de Angola.

“Com mesas de debate, visitas a escolas, ‘showcooking’ e muito mais, a Morabeza deixa a sua marca ao produzir património material e imaterial que permanecerá muito depois do encerramento desta edição”, explica a organização.

Da programação constam ainda sessões de literatura com crianças, pintura de murais e debates.

“Morabeza é uma festa do livro e, por ser do livro, é sobre tudo e para todos”, conclui a organização.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.