A Inforpress percorreu as vias destinadas ao desfile e constatou que mindelenses começaram a marcar os lugares, uns com papelão, outros com cestas e outros objectos e principalmente com cadeiras e bancos, sobretudo na Rua Baltazar Lopes, mas também num dos lados da Rua de Lisboa.

Um deles, Adriano Reis de 56 anos, morador em Chã de Cemitério, explicou à Inforpress que, por estar de férias, foi propositadamente à baixa de Mindelo para garantir um lugar na primeira fila para a mulher, que é operária e não consegue chegar cedo, e para a filha.

“Não consegui alcançar o objectivo de comprar os bilhetes e como a minha mulher está a trabalhar eu vim marcar lugares para ela e para a nossa filha”, disse Adriano Reis que confessou que tudo isso é por “amor ao Carnaval”, festa de que gosta “bastante”.

Adriano Reis disse que não concorda com a colocação de muitas bancadas no perímetro do desfile porque “os pobres que querem ver com os filhos e as pessoas de idade não conseguem” e afirmou que o lugar marcado servirá para ver o desfile do Samba Tropical, hoje à noite e para assistir ao desfile oficial dos cinco grupos na terça-feira.

“Vou ficar aqui até hoje à noite, depois vou para casa e voltarei sempre para vigiar os lugares”, arrematou.

Esta segunda-feira, à noite, véspera do dia do desfile dos grupos oficiais, o momento mais esperado é o da entrada da Rua de Lisboa da Escola de Samba Tropical, um dos grupos mais famosos de Cabo Verde, por ostentar pomposidade, brilho e glamour nos seus desfiles.

Para terça-feira estão agendados os desfiles dos grupos do Carnaval espontâneo, a partir das 14:00 às 14:30 para mostrar a sua criatividade ao público, em disputa do Prémio Kakoi – Carnaval Artesanal, atribuído pelo Ministério da Cultura através do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD).

Depois disso, a arena da Rua de Lisboa abre-se aos cinco grupos oficiais. O primeiro a entrar será o “Flores do Mindelo”, seguido do “Cruzeiros do Norte”, do “Monte Sossego”, do “Vindos do Oriente” e, por último, do “Estrela do Mar”. Os vencedores serão conhecidos na quarta-feira a partir das 15 horas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.