Os grupos são oriundos de Monte sossego, São Pedro, Ribeirinha, Ribeira Bote e Fonte Filipe, entre outros bairros, que tradicionalmente fazem a sua romaria pelas ruas de Mindelo antes do desfile oficial de terça-feira de Carnaval.

Mas há também desfiles de escolas do Ensino Básico, agrupamentos escolares, escolas secundárias e de instituições de cariz social ou académicos que também participam no desfile.

De acordo com o calendário dos desfiles dos grupos de animação, divulgado pela comissão organizadora do Carnaval, a animação começa sexta-feira, 21, das 09:00 até às 10h30, com desfiles do Agrupamento Escolar 8, seguindo-se de jardins infantis, de instituições escolares e de educação de infância.

À tarde, às 15h00, terá o desfile do Centro de Acolhimento dos Doentes Mentais (CAADM ) e às 21h00, o Trio Eléctrico Mindel Fantasy animado pelo cantor Vlu.
No sábado, 22, estão programados desfiles com mais nove grupos, a partir das 9h30 até às 17h30. De entre eles estão a Escola Portuguesa e a Escola Salesiana, o grupo dos professores, para além do Mandinga Azul e dos Grupos ˈVovóˈe do Grupo ˈCoceiraˈ.

No domingo, o dia aquece em São Vicente com 13 grupos que vão desfilar das 15:00 às 17:30. Cinco dos quais de mandingas, para além de grupos de crianças até aos mais adultos que saem de vários bairros da ilha. O desfile será encerrado com a charanga da bateria do Mindelo Samba.

Na Segunda-feira, 24, véspera do dia do desfile dos grupos oficiais, o momento mais esperado é o da entrada da Rua de Lisboa da Escola de Samba Tropical, um dos grupos mais famosos de Cabo Verde, por ostentar “pomposidade, brilho e glamour” nos seus desfiles, que ocorrem tradicionalmente à noite, com foliões de várias ilhas de Cabo Verde e também emigrantes.

Para além disso, há ainda o desfiles dos grupos do Carnaval espontâneo que, na terça-feira, das 14 h 00 às 14h30, vão mostrar a sua criatividade ao público, em disputa ao Prémio Kakoi – Carnaval Artesanal, atribuído pelo Ministério da Cultura através do Centro Nacional de Artesanato e Deisgn (CNAD).

Depois disso, a arena da Rua de Lisboa abre-se aos cinco grupos oficiais. O primeiro a entrar é o Flores do Mindelo, seguido do Cruzeiros do Norte, Monte Sossego, Vindos do Oriente e por último Estrela do Mar. Os vencedores estão conhecidos na quarta-feira, a partir das 15 horas.

Entretanto, a menos de uma semana do desfile oficial, as bancadas para o público já estão colocadas, este ano apenas na Rua de Lisboa e na Rua Baltazar Lopes da Silva.

Mas, da parte da organização do Carnaval de São Vicente ainda não há informações sobre o número de assentos disponíveis e os lugares ou instituições que vão vender os bilhetes.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.