Segundo a responsável do grupo, Antónia Júlia Almeida, mais conhecida por “Neta”, este ano a maior expectativa das Baianas é continuar a manter esta brincadeira que se tornou num hábito de há uns anos para cá.

Conforme explicou, o grupo teve a iniciativa de juntar-se ao Carnaval da Vila da Ribeira Brava como que numa “surpresa” onde foram bem acolhidas e, desde essa altura, vêm também como que “competindo” com o outro grupo da localidade do Talho.

É que no ano passado, segundo informou, o grupo “Stofano”, que costuma fazer animações em que imitam o trabalho de Trapiche, lhes passou à frente abrindo o Carnaval, mas este ano, prometem chegar em primeiro lugar ao Terreiro.

O grupo das baianas surgiu em 2010, por iniciativa de quatro elementos que decidiram brincar o carnaval duma hora para outra vestindo a rigor de “branco”, trajando saias e lenços à cabeça.

No ano seguinte, o grupo começou a organizar-se melhor, para além das baianas arranjaram uma ala para indianos, introduziram porta-bandeira e resolveram colocar outras cores, como o azul e rosa, além da cor branca.

A partir daí tem sido sempre assim e a cada ano desfilam com uma cor diferente, o que tem sido o elemento “surpresa” do grupo que procura trazer estilos e inovações aos trajes.

O número de foliões também tem aumentado ano após ano, mas este ano, garantiu que contam com a participação de apenas 27 elementos, divididos em duas alas, uma para adultos e outra para jovens.

Justificou que o número de foliões diminuiu este ano porque muitas pessoas estão enlutadas e outras migraram para os grupos oficiais”, no entanto, mantém a expectativa de que possa crescer ainda mais nos próximos dias.

Quanto aos preparativos, Neta adiantou que os trajes e os adereços estão sendo confeccionados por costureiras habituais e que tudo está a decorrer num “bom ritmo”.

O grupo também tem batucada própria, diz que os ensaios devem começar uma semana antes.

O grupo Baianas é um grupo oficial do Tarrafal de São Nicolau e recebeu um incentivo no valor de 25 mil escudos da edilidade para continuar a desfilar no carnaval.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.