Não obstante o frio que se faz sentir esses dias, os pequeninos desfilavam na rua de Toy Pedro com fantasias diversas, nomeadamente Homem-aranha, Bat-man, Cinderela, Joaninha e outras.

Anunciando assim a chegada do Rei Momo, logo à tarde será a vez dos alunos da Escola Nova, o maior polo educativo da ilha, a ostentar seus trajes carnavalescos, retratando a fauna marinha, onde cada aluno vai disfarçado de uma espécie do mar, desde concha, algas, polvo, entre outras.

A animação que deverá arrancar a partir das 15:00, frente ao comando da Policia Nacional (PN), dando um colorido diferente ao som de muita música e batucada, envolverá mais de 1500 crianças.

Mas a festa continua sábado com animação dos alunos da Escola Secundária Olavo Moniz, dos jardins, Os Patinhos, e Paroquial.

As monitoras do Jardim Paroquial que este ano tem como enredo “Promovê nôs cultura”, destacando a música, o teatro e a dança num único andor ostentando a figura de Cesária (musica) e Lolita (teatro), apelam aos pais a “confiarem nelas” e não invadirem o espaço de modo a permitir os meninos brincar o carnaval “livre e solto”, sob os cuidados das mesmas.

Na terça-feira, dia do Carnaval, Gaviões, Maravilhas do Sul, Criola Africa –  da zona de Alto Santa Cruz e Alto São João – e Patchê Parloa, são os quatro grupos carnavalesco tidos como oficiais que este ano vão abrilhantar a festa do Rei Momo na ilha turística.

Horto Morro e Salgadim Doce, que já habituou os salenses nessas andanças não participam no Entrudo.

A disputarem o primeiro lugar, o desfile carnavalesco deverá acontecer, como habitualmente, na Avenida do Morro Curral, nos Espargos, com o regresso do tradicional grupo “Maravilhas do Sul” que há dois anos não saía, alegadamente por problemas financeiros, falta de apoio dos operadores turísticos, e empresários na ilha.

Trio Babel, a festa que desde 2012, por esta altura do ano, enche de cor e alegria a cidade de Santa Maria, apresenta Babelicious Tour, numa completa animação este sábado, a partir do Hotel Farol, na localidade turística, prevendo-se arrastar 1800 foliões.

Já na terça-feira de carnaval o trio promete eletrizar a capital, a cidade da Praia, com concentração em frente ao mercado do Sucupira às 19:00.