"Quando decidimos desfilar pela primeira vez, queríamos fazer alguma coisa pela nossa sociedade, então juntámos a área plástica com a música", contou a professora Filomena de Jesus.

A utilização de recursos reciclados tornou-se numa solução didáctica e uma forma de reutilizar materiais que cada um já tinha em casa. O resultado transformou-se num desfile “bonito e barato” com a consciêncialização da necessidade de preservar o planeta atrvés da reciclagem.

"Quando vimos que as pessoas gostaram, começamos a sair todos os anos", afirmou. Desde então, o Carnaval passou a fazer parte do programa anual dos professores com um espaço destinado à sua oficina na sua delegação.

Filomena de Jesus foi uma das fundadoras do projecto que hoje integra professores de todos os anos lectivos, além de auxiliares e todo o pessoal inserido no meio escolar. Já teve até a participação de encarregados de educação.

O tema começa a ser projectado desde o início do ano lectivo e as tarefas estão bem divididas: "Nós é que fazemos tudo, então temos pessoal responsável pela música, temos coordenadores responsáveis pela criação das roupas, pelo som dos ensaios e do desfile, do andor, ou seja, temos equipas direccionadas para cada um dos afazeres."

Os desfiles são normalmente de tema livre, apoiando-se na ideia da reciclagem.

Este ano, no entanto, o tema do Mar veio a pedido de muitas pessoas, de acordo com Filomena de Jesus.

"As alas estão dedicadas à vida marinha e cada uma figura um animal ou objecto dela, temos peixes, sereias, estrelas, conchas, tartarugas, polvos e o nosso andor é um fundo do mar, tudo com os nossos objectos reciclados", avançou.

Para este ano a média de figurantes é de 200 profissionais do sector no sambódromo. O grupo já tem um apoio da Câmara Municipal, apesar de a percentagem ser muito mais reduzida que a dos grupos oficiais.

"Nôs mar, nos Riqueza" é o enredo e uma música elaborada sobre a coordenação de Vicente Neves, Rosário e Carmen Silva com o apoio de alguns músicos locais.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.