Segundo o presidente do conselho diretivo, Marco Bento, trata-se de “mais um momento de show, interação e confraternização” dos grupos com os seus foliões, apoiantes e simpatizantes do mundo do Carnaval, e de “união em prol do desenvolvimento” do certame.

O evento, que inicialmente foi marcado para finais do ano passado e que não se realizou devido às polémicas que envolveram a LIGOC-SV, o grupo Estrelas do Mar e, posteriormente, o grupo Vindos do Oriente, deve servir ainda para se proceder ao lançamento do site oficial da liga na Internet.

Da mesma forma, serão exibidos as músicas, as porta-bandeiras, as rainhas de bateria e os mestres-salas de todos os grupos inscritos na LOGOC-SV, incluindo a Escola de SambaTropical, que desfile habitualmente na segunda-feira que antecede o dia de Carnaval.

Assim, e uma vez que o grupo Vindos do Oriente, campeão em título, já anunciou que não vai a concurso este ano, serão quatro os grupos que vão conhecer a ordem de saída do desfile da tarde do dia 05 de março: Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte, Estrelas do Mar e Monte Sossego.

O grupo Vindos do Oriente, no entanto, já comunicou que pretende efetuar uma animação carnavalesca na segunda-feira, 04 de março, véspera do Carnaval.

Da mesma forma, os mandingas da Ribeira Bote, que anualmente animam as tardes de domingo que antecedem o dia de Carnaval, e com enterro no domingo seguinte ao desfile oficial, já anunciaram que principiam este domingo, 27, o desfile semanal pelos bairros da ilha de São Vicente e a baixa da cidade do Mindelo.

Por outro lado, os quatro grupos já têm em marcha a operacionalização do plano do Carnaval 2019, todos com obras em curso nos respetivos estaleiros, alguns com enredo já divulgado publicamente e outros em vias de iniciar os ensaios.