Ivaldo Oliveira é um dos jovens compositores mais requisitado pelos grupos carnavalescos da ilha de São Nicolau.

“Já compus temas para os grupos Copa Cabana, Estrela Azul, Brilho de Zona, Stufan, Mete Mete, escolas do EBI, jardins Infantis e para outros grupos de carnaval fora de época”, revela.

Apaixonado pelo carnaval, o músico de 31 anos, radicado nos EUA, começou a interessar-se pelas melodias do carnaval ainda em criança.

“Comecei a dar os primeiros passos no teclado e, em 2003, fui convidado para fazer parte da banda suporte do grupo Estrela Azul”, afirma.

Em 2005, aos 18 anos, compôs a sua primeira música carnavalesca e desde então tem sido requisitado para compor temas para todos os grupos de São Nicolau.

“O tema fez muito sucesso e a partir daí passei a compor para vários grupos de São Nicolau. Já produzi cerca de quarenta temas”, salienta.

Questionado sobre onde vai buscar inspiração para compor os temas, o Ivaldo afirma que se inspira no dia-a-dia e nos temas escolhidos pelos grupos.

Para Ivaldo, fevereiro é um mês de muito trabalho, mas diz que compor temas para o carnaval não é rentável.

“A maioria dos temas é feita de graça, mas também os grupos não têm condições financeiras, uma vez que, os apoios são escassos e não há competições. Faço os temas com amor e boa vontade e não pela fama. É gratificante ver a alegria das pessoas ao aprenderem o tema”, afirma.

É de realçar que este ano o jovem compositor não compôs temas para o carnaval, mas para o próximo ano promete marcar presença nas festas do Rei Momo de Ribeira Brava.