Depois de dois dias de desfiles dos três grupos oficiais da Ribeira Brava, Brilho da Zona, Estrela Azul e Copa Cabana, que voltam a desfilar na terça-feira, chegou a vez dos dois grupos da mesma cidade entrarem no Terreiro, nomeadamente os grupos Meté-Meté e Tcha Acontecé.

Segundo apurou a Inforpress, o desfile destes dois grupos não oficiais na Ribeira Brava está agendado para as 00:00, com destaque para o grupo Meté-Meté que vai homenagear o músico da ilha Paulino Vieira.

Relativamente ao outro grupo, soube a Inforpress que ainda estão certos se vão ou não entrar hoje no Terreiro. Já no Tarrafal, o desfile do único grupo, Amigos da Natureza, vai levar às ruas com o tema "Signos", num cortejo aprazado para as 16:00 horas.

Numa visita ao estaleiro do grupo Meté-Meté, que brinca Carnaval há 19 anos, constatou a Infopress que os trabalhos, à semelhança doutros grupos oficiais que contam com "boa vontade dos voluntários", estão na fase final.

O porta-voz do grupo, Edmário Almeida, garantiu que tudo vai estar pronto à hora para o desfile desta noite. No dizer deste responsável, decidiram homenagear o músico Paulino Vieira pelo trabalho que o artista tem feito tanto pela ilha de São Nicolau como para Cabo Verde, considerando a tributo merecido.

Segundo informou Edemário Almeida, os temas do grupo ao longo dos anos têm sido "pedidos para São Nicolau" , ou seja, apelam à edilidade para construções de algo que a ilha carece como praças, relvados e polidesportivo, afiançando que depois do Carnaval os pedidos sempre são aceites.

Fez saber ainda a mesma fonte que Meté-Meté também tem retratado temas da sociedade, ou seja, acontecimento do dia-a-dia, como a erupção vulcânica na ilha Fogo Vulcão do fogo, afundamento do Navio Vicente, entre outros.

O grupo , que segundo disse tem levado sempre mais figurantes para o Terreiro, vai pôr na rua apenas um andor, sendo que os trajes são da escolha dos figurantes, na sua maioria adultos.

Relativamente à música, revelou que retrata o tema do grupo, numa composição de Zeca, um jovem compositor de São Nicolau residente na Cidade da Praia.

Em relação ao segundo dia do Carnaval dos grupos oficiais, que teve inicio por volta das 21:00, com Brilho da Zona a dar ponta pé de saída, depois Estrela Azul e terminou praticamente 00:00, hora da entrada do último grupo Copa Cabana no Terreiro, é de destacar a presença de várias centenas de pessoas.

Diferente do primeiro dia, além de começar "muito mais cedo", o segundo dia ficou marcado por muita afluência de pessoas, isto é, o Terreiro "tornou-se pequeno" para receber várias centenas de pessoas, entre turistas, residentes e outras pessoas vindas de outras ilhas.

A festa e a brincadeira continuaram até ao amanhecer. Em termos de negócios, os principais estabelecimentos, os restaurantes e as barracas de comes e bebes, estiveram movimentados.