A ideia foi avançada à Inforpress por Iamilson Silva, em representação das três agremiações, e vai ser apresentada na IV edição do Fórum Nacional do Carnaval, a ter lugar na ilha de Chiquinho de 02 a 05 de Novembro, e que terá como prato forte a realização do “Carnaval fora de época”.

Iamilson Silva, vice-presidente de Estrela Azul, explicou que a liga será um órgão que servirá de ligação entre os grupos e as diversas entidades, sobretudo, no trabalho de angariação de fundos para o financiamento das actividades, que depois serão distribuídos aos grupos em função das necessidades.

“O trabalho dessa liga vai ser a organização do Carnaval de São Nicolau enquanto produto cultural da ilha e transformá-lo também numa actividade sustentável”, disse Iamilson Silva.

Segundo adiantou, neste momento os grupos estão na fase da legalização da liga, estando já elaborados os regulamentos e o estatuto, faltando apenas a eleição da direcção.

O representante do grupo Estrela Azul lembrou que no ano passado o Carnaval levou para ilha mais de duas mil pessoas, que em duas semanas movimentaram mais de 100 mil contos.

“Portanto é um produto económico muito forte para essa pequena economia que temos em São Nicolau. Por isso, acho que é preciso dar uma maior atenção ao Carnaval de São Nicolau, não só a Câmara Municipal e o Governo, mas também as grandes empresas”, salientou.

Profissionalizar os fazedores do Carnaval e transformar a manifestação cultural numa indústria capaz de gerar rendimento a longo prazo são objectivos dos agentes culturais e entidades públicas ligadas ao sector que participam do fórum.

À semelhança das três edições anteriores, este ano o Fórum Nacional do Carnaval vai servir para troca de experiências entre Cabo Verde, Brasil e Guiné-Bissau através de palestras, oficinas e espectáculos sobre a festa do rei Momo.

A IV edição do Fórum Nacional do Carnaval é uma iniciativa do Ministério da Cultura em parceira com as autarquias das e grupos de Carnaval de São Nicolau.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.