Em declarações à imprensa, momentos antes a abertura da exposição, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Osvaldo Fonseca, afirmou que a mesma está enquadrada no programa oficial daquela autarquia para o Carnaval de São Nicolau 2019.

“Pretende-se com esta exposição resgatar a história e a origem do Carnaval de São Nicolau”, disse o autarca, avançando que a amostra traz história e biografia dos precursores do Carnaval e dos fundadores dos grupos carnavalescos da ilha, nomeadamente o Pia Baichante (atual Copa Cabana), Sanjoanista, Estrela Azul, Copa Cabana, Flor Azul e Ladeirista.

“Comédia – História e Identidade do Carnaval de São Nicolau”, como é intitulada a exposição, faz também, segundo a mesma fonte, realce ao ano de 1980, que foi “um auge” no Carnaval daquela época e que se “reflete até agora”. Naquele ano, desfilaram mais grupos, sendo eles Copa Cabana, Estrela Azul, Sanjoanista e Flor Azul.

Essa época ficou também marcada, segundo Osvaldo Fonseca, pelas duas marchas consagradas de Lutcha Gonzaga, o «Alegrante dos Nossos Corações» do Copa Cabana e o «Estrela Azul vai Brilhar Mais Uma Vez», do Estrela Azul.

“Sabemos que a música de Lutcha Gonzaga, principalmente o do Copa Cabana, ficou eternizada na história do Carnaval de São Nicolau e de Cabo Verde”, acrescentou.

Na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, a exposição estará “abrigada” até o dia 9 de março, dia do enterro do Carnaval. Depois será transferida para a Casa das Artes da Ribeira Brava, onde, conforme disse aquele vereador, ficará patente como uma “exposição viva” para que as pessoas revivam sempre a memória do Carnaval de São Nicolau.

Esta exposição, refira-se, foi promovida pelo coletivo de artistas da Casa das Artes da Ribeira Brava, através do pelouro da Cultura da câmara municipal local.

Nesta iniciativa, a autarquia conta ainda com a parceria da Associação dos Operadores Turísticos de São Nicolau (SN-Turismo) e de outros parceiros dentro do programa do Carnaval de São Nicolau 2019.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.