A abertura oficial das atividades que dão início ao Carnaval 2019 começaram cedo em São Nicolau com a realização de “um assalto de batucada no Terreiro”.  O evento teve lugar no dia 1 de fevereiro, em Ribeira Brava, e enquadra-se no programa oficial do Carnaval.

As atividades fazem parte de uma “estratégia de divulgação e promoção de São Nicolau como destino turístico”, e têm por detrás a organização da SN – Turismo (Associação dos Operadores Turísticos de São Nicolau), bem como a Câmara Municipal da Ribeira Brava e os Grupos Carnavalescos.

Segundo a organização, os desfiles do grupo têm início no dia 16 deste mês, com o grupo “Tchã d’Norte”, seguindo-se a receção dos Reinados no aeroporto, no dia 24.

Paralelamente, a organização pretende aproveitar o carnaval que constitui no momento a maior manifestação cultural da ilha, para divulgar e promover as diferentes vertentes de São Nicolau.

O destaque vai para a gastronomia, com o roteiro Saniclau Food Tour e o Trekking, através do Walk it Saniclau Tours, com propostas de descoberta das paisagens da ilha, em particular dos pontos turísticos de Monte Gordo e Carbeirinho, que constam da lista das Sete Maravilhas Naturais de Cabo Verde.

Para conhecer melhor a história do carnaval na ilha, a organização promove uma abertura de exposição “Comédia - História e Identidade d’Carnaval Sanicolau”, que acontece no dia 28.

Entretanto o desfile das escolas e jardins está agendado para o dia 1 de março, data em que terá lugar ainda “Carnaval sem vaidade – Bodje d´Rabeca”, um baile à moda antiga ao som de violino”.

A grande particularidade do Carnaval da ilha é ser festejado durante três dias.

O primeiro dia de desfiles oficiais arranca na noite de 2 de março, sábado, prossegue no domingo e termina em grande no dia 5, terça-feira, sendo que o Enterro do Carnaval acontece no dia 9.

Este ano, os desfiles vão contar com a participação dos grupos Copacabana e Estrela Azul, sendo que o grupo Brilho de Zona, já informou que não vai participar na edição deste ano do evento.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.