Trata-se da 3ª edição do Carnaval de Verão, no percurso habitual, na baixa da cidade, no âmbito da parceria Carnaval do Mindelo/Dudu Nobre e equipa, do Rio de Janeiro (Brasil).

Assim, os quatro grupos que desfilaram no bloco principal do Carnaval de Março passado, no Mindelo, Cruzeiros do Norte, Monte Sossego, Estrelas do Mar, Flores do Mindelo, mais a Escola de Samba Tropical, iniciam o desfile às 19:30, cumprindo o trajecto Praça Dom Luís-Rua de Lisboa-Avenida Baltazar Lopes da Silva-Praça Nova-Avenida 05 de Julho-Rua de Lisboa, cada um com um dos carros alegóricos do último Carnaval.

No final do desfile, na Rua de Lisboa, os grupos irão apresentar as suas músicas e as figuras de destaque do Carnaval de Março, com banda ao vivo, por um período de 10 minutos cada.

Tanto os ateliês de formação como o Carnaval de Verão, segundo a vereadora de Cultura, Solange Neves, visam ajudar na “organização, promoção e internacionalização” do Carnaval de São Vicente e “com mais qualidade”.

Sobre a ação formativa propriamente dita, que este ano centrou-se na vertente da construção dos carros alegóricos, após “primazia” nas edições anteriores dada a quesitos como desenvoltura e dança, a vereadora referiu que se tratou de “mútua aprendizagem” e “troca de experiências”.

“Com os workshop ficam os ensinamento que nos trazem do Brasil, mas no sentido inverso quem chega do Brasil também leva algo do nosso Carnaval”, reforçou Solange Neves.

“A câmara municipal vai continuar a postar nestas melhorias, sempre em concertação com os grupos, porque eles, melhor do que ninguém, sabem as dificuldades por que passam”, concluiu a vereadora.

E um dos resultados da “partilha” entre carnavalescos brasileiros e cabo-verdianos, que sobressai nestes workshops do Carnaval de Verão deste ano, é a música que vai apoiar o desfile da noite de hoje, que resultou da parceria entre o brasileiro Dudu Nobre e os artistas mindelenses JC e Anísio Rodrigues.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.