O grupo de Achada Santo António ‘Deusa do Amor’ vai regressar ao Carnaval da Praia este ano. Quem o assevera é o fundador do coletivo – Luís Tolentino, em conversa com o SAPO.

Segundo adianta a mesma fonte, o grupo há cerca de cinco meses que tem estado a preparar-se para o regresso e tem apostado, juntamente com outros elementos do grupo, no reaproveitamento de materiais.

“Contávamos com a participação do governo (através do ministério da cultura) mas infelizmente só a Câmara (da Praia) é que disponibilizou a verba e tardiamente”, desabafa o fundador.

Luís Tolentino acrescenta que se não fosse pela edilidade já tinham desistido. “O ministro (da cultura) tinha prometido mas depois voltou atrás”, continua e acrescenta que tem investido os seus próprios meios no carnaval.

O grupo vai desfilar com o tema de amor e também homenagear o “menino Adriano”, uma criança que faleceu em finais da década de 1990, na sequência de um acidente que envolveu um atrelado do grupo.

“O nosso tema gira à volta do amor, queremos inspirar o caminho para amor”, explica o fundador do grupo que é também artista e compõe as três músicas do grupo.

Segundo Luís Tolentino, o coletivo ambicionava sair com mais de 2 mil figurantes mas não vai conseguir devido aos constrangimentos envolventes e deverá ter no dia do desfile à volta de 400 pessoas.

Deusa do Amor vai igualmente levar para a Avenida Cidade Lisboa um carro alegórico e um “carro simbólico”.

Os elementos do grupo “Deusa do Amor” estão a ensaiar na rua, na zona de Di Nós, na Achada S. António. O responsável explica que tentaram com que a Escola Técnica disponibilizasse um espaço mas o diretor da instituição terá negado devido às aulas noturnas.

Natural de São Vicente, Luís Tolentino reside com a família na Praia desde os 14 anos.

A história do grupo Deusa do Amor remonta à década de 1970. “O nosso primeiro desfile foi em 1978”, recorda.

O responsável do grupo lamenta que haja “um abandono do Carnaval” e salienta a importância desta festa popular.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.