Em Santa Catarina, o pontapé de saída para a festa do Rei Momo foi dado pelo Agrupamento 3 da Escola Secundária Napoleão Fernandes, que levou 600 alunos do 1º ao 12º anos de escolaridade às principais artérias da localidade de Achada Falcão e da cidade de Assomada, com o tema “Desporto e Saúde”.

À mesma hora, às 10:00, em Assomada, as crianças do pré-escolar (jardins infantis) de todo o concelho saíram à rua no percurso SOS/Delegação Escolar/Avenida da Liberdade/Telecom/Nova Alegria/Cutelo/Rua Pedonal, exaltando a “A beleza das profissões” que, conforme cantavam, “têm ajudado no desenvolvimento de Cabo Verde”.

Uma hora depois o Agrupamento 4, de Achada Lém, desfilou com o tema “Meio ambiente e artes”, no percurso Volta Monte/Portal/Achada Lém.

Já à tarde (14:00), as escolas secundárias Liceu Amílcar Cabral (LAC) e Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH) animarão os foliões com o tema “Cultura cabo-verdiana” e “Contos tradicionais” (enquadrado na 3ª edição do Concurso Selo de Qualidade em Educação-Instituição Educativa Ler +), respectivamente, no percurso escolas/Avenida da Liberdade/Telecom/Nova Alegria/Cutelo/Rua Igreja.

Também em Santa Catarina as escolas de Ribeira da Barca e Bombardeiro brincaram a festa do Rei Momo nas suas localidades, com temas “Pesca” e “Revolta dos Engenhos”.

A festa continua na terça-feira, dia do Carnaval, com desfile do único grupo oficial “Flores de Assomada” que vai percorrer as principais ruas da cidade a partir das 16:00, com tema “Herdeiros de África”, com um total de 100 figurantes.

O recém-criado grupo carnavalesco que promete um Carnaval “diferente e único” pretende nesta estreia sair com 180 foliões de todas as faixas etárias, sete alas e um carro alegórico, para mostrar “um pouco de África” em várias dimensões.

Depois do desfile oficial segue-se baile de Carnaval até às 21:00 em Assomada.

Em Santa Cruz, as escolas e jardins infantis vão sair hoje e sábado às principais ruas de Pedra Badejo, onde vão retratar várias temáticas. Prevê-se ainda desfile de grupos de animação.

Também no município de São Lourenço, as escolas e jardins infantis animaram os laurentinos com muita batucada, folia e uma mistura de cores retratando vários temas.

Já os três grupos comunitários, momeadamente, João Teves, Lage e Resgata Valores ultimam os preparativos prometem levar muita folia pelas ruas de João Teves até ao Mercado, na terça-feira do Carnaval.

No Tarrafal, as crianças do pré-escolar invadiram hoje a cidade do Mangue com tema “Profissões”, sendo que escolas que ultimam os preparativos, à semelhança do ano anterior vão realizar desfile no próprio dia do Rei Momo, 25 de Fevereiro.

Os dois agrupamentos escolares do Tarrafal vão levar para as ruas da cidade alunos do 1º ao 12º anos, com o tema “Músicas – Morna”.

Também na terça-feira de Carnaval a edilidade, que disponibilizou 550 contos para a “Festa do Rei Momo”, tem agendado um desfile com trio-eléctrico com percurso Chão Bom/Mangue com animação de artistas e bandas ao vivo e DJ, seguido de “Baile de Máscara”.

Em São Miguel, a festa do Rei Momo, que tem levado centenas de foliões às ruas e movimentado milhares de pessoas em toda a cidade, este ano, tendo em vista a melhor organização, a edilidade fez uma programação que facilite os desfiles para que todos tenham a oportunidade de festejar.

Nesse sentido, hoje no período de manhã as crianças do pré-escolar saíram às ruas no percurso Ponta Verde/Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta, e no sábado, pelas 11:00, a Escola do Ensino Básico, Adelino da Veiga e do Complexo Educativo Velhinho Rodrigues, Achada Batalha, desfilam no percurso Calheta/Veneza/Calheta.

A festa vai continuar na segunda-feira com desfile do grupo de animação de Ribeira de São Miguel e no dia 25 de Fevereiro, pelas 15:00, desfile dos grupos oficiais AJA Pizarra e Beija-Flor, no percurso Achada Batalha/Ponta Verde/Centro Histórico e Cultural do Porto da Calheta.

Já em São Salvador do Mundo, único concelho da região onde há concursos, os quatro grupos oficiais, nomeadamente Comunidade de Achada Igreja, Ilhéu e Babosa, Leitão Grande e Pico Freire, que finalizam os ensaios e preparativos, vão descer às ruas da cidade de Achada Igreja na terça-feira do Carnaval, a partir das 15:00, retratando vários temas e disputam prémios pecuniários no valor de 20, 15 e 10 contos.

No entanto, hoje as crianças dos jardins infantis desfilaram nas principais artérias da cidade de Achada Igreja, com o tema “Profissões”.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.