Com o enredo “Somos reféns do Tempo”, o Batucassamba vai neste Carnaval prestar homenagem ao cantor Nhônhô Hopffer Almada. O grupo da cidade da Praia desfila na noite de sábado, dia 22.

Este ano, o Batucassamba sai na avenida com o tema “Somos reféns do Tempo”. “O enredo fala basicamente sobre o tempo, como mudou a perceção ao longo da história, como comanda as nossas vidas, desde quando era observado pelos homens, através dos astros do Zodíaco, que previam paixões e o destino dos homens. Como o homem industrializado negoceia o seu tempo e como acaba sendo escravo do próprio tempo (...)”, explica o grupo sobre o enredo que é da autoria de Suely Borges.

O homenageado deste ano é o cantor Nhonhô Hopffer Almada que segundo explica a responsável do grupo Sara Borges, é uma figura que sempre apoiou o Batucassamba e quando este ano resolveram voltar a homenagear um artista a escolha recaiu sobre Nhonhô.

O coletivo vai sair na Avenida Cidade Lisboa com mais de 150 figurantes (inscritos até então), divididos em 9 alas: O ciclo da Vida que é a ala da frente que vai ser trabalhada pelo grupo de dança “Fidjus de Bibinha Cabral); Os Planetas; O Zodíaco que é uma ala constituída por 12 musas do Batucassamba; O Calendário; O Relógio, a tradicional ala das Baianas; A Felicidade; O Nascer e o Pôr-do-sol, A Tecnologia, constituída por adolescentes, e Tempo de Outrora, ala constituída por crianças.

A nível de figuras de destaque a porta-bandeira e o mestre-sala “representam o povo Sumério que criou o calendário da história da Humanidade”. Já a Rainha de bateria é inspirada no Orixá Africano chamado Iroco- o Deus do Tempo.

O grupo vai sair com um carro alegórico, elaborado por José Fortes, ao som do tema “Reféns do Tempo”, que é da autoria de Antero Simas, o homenageado da edição anterior.

 Financiamento

A responsável do Batucassamba, que é um grupo que não concorre aos prémios, adianta que ainda estão a aguardar os patrocínios e apoios de entidades oficiais, nomeadamente da Câmara da Praia e do ministério da Cultura, mas que até agora conseguiram fazer alguns investimentos através do montante arrecado com as contribuições feitas ao longo do ano pelos sócios do grupo.

O grupo da cidade da Praia começou a desfilar em 2013 e este ano vai sambar na Avenida na noite de sábado, dia 22.

NOTÍCIA ATUALIZADA NO DIA 7

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.