Em Santa Catarina, o pontapé de saída para a festa do Rei Momo foi dado pelas 10:00, pelo Agrupamento III da Escola Secundária Napoleão Fernandes, que levou 600 alunos às principais artérias da localidade de Achada Falcão, com o tema ” Saúde e Desporto” e o Agrupamento 4, de Achada Lém, com o tema “Agricultura e Alimentação”, no percurso Volta Monte/Portal, com 700 figurantes.

À mesma hora, o Agrupamento II da Escola Justina Ferreira animou os foliões com o tema “As Profissões”, no percurso Cabeça Carreira/ Nhagar, com cerca de 600 alunos e em Assomada as crianças do Pré-escolar de todo o concelho saíram à rua com o tema “Alimentação Saudável”.

Duas horas depois, o Agrupamento I de Santa Catarina levou 500 crianças às principais artérias da cidade de Assomada, com o tema “África”.

A festa continua este sábado, com a animação da Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH), que vai levar 300 alunos às ruas, com o tema “Promoção da Morna e Prevenção do Ambiente”, num desfile aprazado para as 10:00, no percurso Escola Técnica /Portãozinho/ Avenida.

A ETGDH pretende levar às ruas de Assomada muita alegria e fantasia, mas também sensibilizar a sociedade em geral pela importância da preservação do ambiente e do respeito pela prevenção do ambiente e a promoção da nossa cultura.

Já na terça-feira, dia do Carnaval, “Mundo Colorido” sai às ruas da cidade a partir das 16:00, no percurso Liceu Amílcar Cabral/Avenida/Praça, com um total de 100 figurantes.

Também, à mesma hora, o grupo de Mandinga de Achada Lém sairá com um total de 12 figurantes para abrilhantar a festa do Rei Momo.

Em Santa Cruz, as escolas e jardins também saíram esta tarde, onde desfilaram com o tema “Profissões”.

No município de São Lourenço, os agrupamentos de São Jorge e João Teves desfilaram hoje com o tema “África”, sendo que no sábado os alunos da Escola Secundária Luciano Garcia vão animar os laurentinos com muita batucada, folia e uma mistura de cores com o tema “Do lixo ao luxo: um Carnaval sustentável”.

Já os grupos comunitários vão retratar vários temas, Rasgata Valor, de João Teves (Tabanca), Órgãos no Coração, de João Teves (7 Maravilha de São Lourenço dos Órgão), Lage (Época Colonial) e Arcos Íris, de Levada, que ultimam os preparativos prometem levar muita folia pelas ruas de João Teves até ao Mercado, na terça-feira do Carnaval.

No Tarrafal, as crianças do Pré-escolar invadiram a cidade do Mangue esta tarde, sendo que escolas que dão “últimos retoques”, contrariamente aos anos anteriores, este ano ao invés de saírem no sábado antes do Carnaval, vão realizar desfile no próprio dia do Rei Momo, 05 de março.

Os dois agrupamentos escolares do Tarrafal vão levar para as ruas da cidade alunos do 1 º ao 12 º anos, com o tema “Rodas dos Alimentos”.

Já o grupo da sociedade civil denominado “Samba na Calçada”sai segunda-feira à noite, vésperas do Carnaval.

Em São Miguel, a festa do Rei Momo, que tem levado centenas de foliões às ruas e movimentado milhares de pessoas em toda a cidade, este ano, tendo em vista a melhor organização, a edilidade fez uma programação que facilite os desfiles para que todos tenham a oportunidade de festejar.

Nesse sentido, hoje saíram no período da manhã às ruas da cidade Escola do Ensino Básico, Adelino da Veiga e à tarde os alunos do Complexo Educativo Velhinho Rodrigues, Achada Batalha.

A festa vai continuar este sábado, com o “concurso de bididó” e no dia 05 de março, pelas 15:00, desfile dos grupos oficiais AJA Pizarra e Filhos de Veneza.

Já em São Salvador do Mundo, único concelho da região onde há concursos, os três grupos oficiais, que finalizam os ensaios e preparativos, vão descer às ruas da cidade de Achada Igreja na terça-feira do Carnaval, a partir das 15:00, com temas como “Brincando com as cores” (Comunidade Achada Igreja), “Nascer do Sol” (Ilhéu e Babosa) e Violência Baseada no Género (VBG) pelo grupo de Leitãozinho. E disputam, estão prémios pecuniários no valor de 20, 15 e 10 contos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.