No ensaio técnico final, que antecede o desfile da noite de sábado (20:30), Josina Freitas, dirigente do grupo, apresentou como surpresa da noite a presença do carnavalesco do grupo nos últimos cinco anos, Manu Rasta, que actualmente vive em Portugal, “numa luta pela saúde”.

Por isso, sustentou, no desfile deste sábado, Vindos do Oriente vai “celebrar a vida com muita paz e alegria” tendo como tema “Superstars na Bollywood”, sem competir mas com “muita competência”.

“Chegamos da Índia e não podíamos deixar de citar Ghandi quando ele disse que ‘o acto mais pleno do homem é a paz’”, concretizou Freitas que apelou à presença da população de São Vicente para assistir o desfile.

Vindos do Oriente traz, assim, uma comissão de frente, da escola de dança Noelisa Santos, uma ala designada de casamento indiano, ala coreografada, ala folia, passistas, trio eléctrico e rainha de bateria e porta-bandeira.

“Ficam a faltar apenas os carros alegóricos, mas a nossa ideia, este ano, é mostrar que com alegria é possível cada um participar e contribuir de uma forma positiva para elevação do Carnaval”, sintetizou a dirigente do grupo Vindo do Oriente.

Manu Rasta, ausente do Mindelo há mais de um ano por motivos de saúde, foi homenageado ano passado durante o desfile do grupo Vindos do Oriente e declarou à Inforpress que regressar nesta altura do Carnaval ao Mindelo é como “ganhar mais dez anos de vida”.

“Aqui é a minha inspiração, o Carnaval é a maior festa de Cabo Verde e claro que para mim é um prazer estar aqui e aprender a cada dia”, lançou Manu Rasta, que deve regressar em Junho, a Portugal, para prosseguir tratamento médico.

O carnavalesco, que já trabalhou com “quase todos os grupos de São Vicente”, revelou que o nome do seu grupo de eleição “é Carnaval”, porque se trata de uma oportunidade de colocar “grandes ideias em prática”.

“Sem desprimor pelas outras vertentes culturais, o Carnaval é mãe de tudo o que é cultura”, concluiu Manu Rasta, que se mostrou ansioso para assistir a mais um Carnaval no Mindelo.

O assalto do grupo Vindos do Oriente ocorre este sábado, às 20:30, com concentração às 19:00, na Praça Dom Luís.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.