O convite foi endereçado à Câmara Municipal de São Vicente, segundo a vereadora Solange Neves que, por sua vez, envolveu a Liga dos Grupos do Carnaval de São Vicente (Ligoc-SV) que se ocupou dos preparativos, seleção e ensaios para o desfile previsto para Abuja.

Dos 67 elementos que compõem a comitiva, 60 são oriundos dos cinco grupos oficiais do Carnaval de São Vicente – Monte Sossego, Vindos do Oriente, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte e Samba Tropical – segundo a mesma fonte.

O grupo parte hoje, às 12:00, num voo charter São Vicente-Abuja e regressa no sábado, 14, à tarde.

Para a Ligoc-SV, trata-se de mais uma iniciativa que espelha o caminho que o Carnaval do Mindelo vem trilhando rumo à sua “potencialização, desenvolvimento e promoção”, como um produto turístico local “de qualidade”.

Este ano, por altura do Carnaval, uma delegação do Afreximbank assistiu ao desfile de terça-feira, em São Vicente, e, naquela ocasião, um porta-voz mostrou-se “encantado” com a “magia e a qualidade” do certame. Virá daí, presume-se, este convite que agora se concretiza.

O Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) foi estabelecido em Abuja (Nigéria), em 1993, por governos africanos, investidores privados e instituições financeiras africanas e não-africanas, com o objectivo de financiar, promover e expandir o comércio intra-africano e extra-africano.