Segundo o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Américo Nascimento, em conversa telefónica com a Inforpress, esta é a “segunda leva” de homenageados do seu município que, em 2012, efectuara acto idêntico.

“Claro que a homenagem é do município mas a escolha dos homenageados é feita com base numa audição prévia aos grupos, para que o galardão distinga quem merece”, explicou o autarca, para quem o acto enquadra-se no “momento alto” que o concelho vive, devido ao Carnaval, quer no campo cultural, quer na vertente económica.

A lista das sete personalidades a serem homenageadas enquadra dinamizadores, carnavalescos, ex-presidentes de grupos e patrocinadores, entre outros, nomeadamente Silvestre André Lopes da Graça, César Marques Lopes, João Nascimento Almeida, Antónia Evangelista Lopes Ascensão, Casa Alves de Herdeiros de José Joaquim Alves Júnior, Teodoro José Nascimento, Ilda Smith Lélis.

Por outro lado, Américo Nascimento explicou à Inforpress que a cidade da Ribeira Brava “respira Carnaval por todos os poros”.

“Cada voo dos TACV que chega a esta ilha é uma festa com a recepção dos emigrantes, estamos aqui todos unidos, com dinâmica, para projectar este evento cultural pela sua singularidade”, considerou o autarca, que anunciou ainda que mais gente vai chegar à Ribeira Brava nos próximo dias, via marítima, em três navios, dois com origem em São Vicente e um em Santiago.

Como convidados da autarquia para assistir ao Carnaval devem chegar a São Nicolau este fim-de-semana o ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, e o presidente da Assembleia Nacional, Basílio Mosso Ramos.

O Carnaval 2014, em São Nicolau, têm previsto três desfiles, na noite de sábado, 01 de Março, no domingo, 02 e na terça-feira, 04, contando com três grupos, Estrela Azul, que este ano festeja as bodas de ouro, Copa Cabana e Brilho da Zona.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.